O preço do tokens CHZ, da blockchain Chiliz, saltou mais de 10% nas últimas 24 horas, de acordo com dados do CoinGecko. É provável que essa valorização tenha relação com um anúncio recente vindo da França, mais precisamente do clube de futebol francês Paris Saint-Germain (PSG).
O gigante do futebol francês anunciou que se tornará um validador de rede para a blockchain Chiliz Chain, que hospeda seus fan tokens do PSG. O clube disse ainda que usará o dinheiro gerado para comprá-los regularmente de volta.
Apenas de vários clubes, a exemplo do PSG, terem se envolvido com o lançamento de tokens de torcedor, esta é a primeira vez que um clube se envolve como validador de uma blockchain.
“Essas recompras automatizadas, executadas por meio de contratos inteligentes pelo validador ou por meio de exchanges descentralizadas na Rede Chiliz, são planejadas em intervalos definidos para reforçar consistentemente a economia digital do clube”, disse a Chiliz.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
PSG vira validador da rede Chiliz
Validadores são entidades que gerenciam nós da blockchain. Na prática, essas entidades garantem a segurança da rede através de funções como verificação de transações e autorização de contratos inteligentes. Em troca, os validadores geram receita pela operação de um nó.
O clube francês, onde jogou o brasileiro Neymar Jr. introduziu seu token de torcedor em setembro de 2018. O token agora possui um valor de mercado de US$ 28 milhões, de acordo com dados da CoinMarketCap.
O programa de recompra que o clube anunciou permitirá ao PSG “atualizar regularmente” suas reservas de tokens de fãs e ajudar a construir uma economia digital sustentável em torno deles, conforme afirmou a Chiliz.
“Vamos otimizar nossos futuros compromissos para os efeitos de rede, ampliando o valor e a receita que cada parte interessada pode gerar e experimentar dentro desta nova economia digital”, disse Pär Helgosson, chefe de Web3 do Paris Saint-Germain, em comunicado.
Outros clubes de futebol de renome com tokens na Chiliz incluem FC Barcelona, Manchester City, Juventus, Arsenal, Inter de Milão e AC Milan. O Paris Saint-Germain também anunciou que sediará um evento de hackathon em seu Parc Des Princes nos próximos meses, em um evento que será co-organizado pela Chiliz.
Como mencionado, em paralelo ao anúncio, houve a valorização do token nativo da rede CHZ que está custando, no momento do fechamento deste texto, US$ 0,13. Trata-se do maior preço registrado pelo ativo desde maio de 2023, conforme aponta o CoinGecko.