DeFi

Desenvolvedores criam sistema de staking sem custódia no Ethereum

Desenvolvedores têm enfrentado desafios em relação à centralização do staking no Ethereum desde a implementação do algoritmo Proof of Stake (PoS).

Entretanto, uma nova solução, a Rede SSV, promete ser uma alternativa promissora para promover um ambiente mais descentralizado e de autocustódia para os validadores.

A Rede SSV, tida como uma infraestrutura para a criação de aplicações descentralizadas de staking de Ethereum, acaba de lançar sua rede principal.

Esse marco permite que usuários e desenvolvedores criem aplicativos na rede sem necessidade de aprovação prévia, utilizando a tecnologia de validadores distribuídos (DVT), uma inovação em relação ao modelo atual predominante no Ethereum.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“A era de um novo padrão de staking chegou”, anunciou a Rede SSV. A centralização do staking, observada nos últimos tempos com a concentração em alguns pools, como Lido, Coinbase e Binance, tem sido um desafio para a descentralização da rede Ethereum.

Confrontando essa centralização, a Rede SSV oferece uma abordagem sem custódia, permitindo que os usuários se tornem validadores Ethereum sem abdicar da custódia de seus ETH, seja de forma independente ou associando-se a operadoras por meio da DVT. Isso contrasta com os modelos centralizados de staking pools.

Staking de Ethereum

Alon Muroch, cofundador da Rede SSV, revela negociações com o Lido para aprimorar a descentralização das operações.

“Estamos na terceira rodada de testes com o Lido e planejamos o lançamento na mainnet no próximo trimestre”, afirma Muroch.

Essas colaborações visam fortalecer a descentralização, não se limitando ao Lido, mas também envolvendo outros players como a Coinbase.

A Rede SSV proporciona uma estrutura para a execução de validadores de forma não custodial, garantindo uma distribuição das responsabilidades de validação em nós distribuídos. Esta abordagem visa melhorar a resiliência, segurança e diversidade dos validadores na rede Ethereum.

Essa infraestrutura é acessível tanto para usuários individuais quanto para instituições, protocolos de staking e provedores de serviços relacionados, oferecendo uma participação verdadeiramente descentralizada e contribuindo para a saúde da rede Ethereum.

Com mais de US$ 160 milhões em staking em pouco mais de dois meses, a Rede SSV já conta com mais de 2.200 validadores e 74 operadores de nós, indicando um rápido crescimento e adoção. Além disso, os participantes têm acesso transparente às informações das operadoras, mantendo o controle sobre elas.

A Rede SSV recompensa os validadores com o token SSV, baseado no número de participantes do protocolo. Isso oferece incentivos para uma participação ativa na rede, enquanto proporciona informações claras e controle aos seus usuários.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.