Categorias Notícias

Desenvolvedor leva NFTs Ordinals para Litecoin

Após fazerem sucesso na rede do Bitcoin (BTC), os NFTs Ordinals chegaram a mais uma rede: a Litecoin (LTC). No último final de semana, o engenheiro de software Anthony Guerrera lançou o projeto Litecoin Ordinals no GitHub.

De acordo com Guerrera, o novo repositório surgiu de uma divisão (fork) do Bitcoin Ordinals publicado por Casey Rodarmor em janeiro. Como a Litecoin é a única rede além do Bitcoin que possui SegWit e Taproot, Guerrera a escolheu para dar suporte aos NFTs.

Ironicamente, a Litecoin é conhecida como a “rede de testes” do Bitcoin, pois muitas tecnologias que estão no Bitcoin surgiram em testes na Litecoin. O Ordinals, no entanto, seguiu o caminho inverso, fazendo sucesso na maior blockchain do mundo e depois indo para a Litecoin.

Recompensa de cinco Litecoin

A busca para trazer os Ordinals para a Litecoin começou em 10 de fevereiro, quando um usuário pseudônimo do Twitter, Indigo Nakamoto, ofereceu 5 LTC (cerca de R$ 2.500) para qualquer um que pudesse levar o protocolo.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Motivado pela recompensa, Guerrera decidiu fazer a adaptação e criou o Litecoin Ordinals. O desenvolvedor afirmou que a recompensa subiu para 22 LTC, ou cerca de R$ 11 mil. E sem nenhuma cerimônia, diz que foi a recompensa que o motivou.

“Basicamente, fui motivado pela recompensa que Indigo e alguns outros ofereceram para quem levasse o Ordinals para a Litecoin. Eu me aproximei da Indigo há cerca de uma semana para enfrentar o desafio”, disse Guerrera.

No entanto, a transição não ocorreu de forma pacífica, pois haviam diferenças de liguagens de programação. O Ordinals original utiliza a linguagem Rust, que não suportava a atualização do MimbleWimble na Litecoin.

Rust é uma linguagem de programação projetada para segurança e desempenho. Sem essa compatibilidade, Guerrera preciso fazer um fork do Rust e adaptá-lo para a Litecoin.

“Eu dividi o rust-bitcoin para fazer um que seja capaz de funcionar com o Litecoin MWEB”, disse Guerrera. “[Isso permite] Ordinais decodificar os dados do bloco e ignorar com segurança o bloco de extensão MWEB.”

Mais de 150 mil

De acordo com dados da Dune Analytics, a blockchain do Bitcoin já conta com mais de 150 mil NFTs do protocolo Ordinals. Isso representa um crescimento superior a 50% em apenas uma semana, mostrando que os NFTs tomara o Bitcoin de assalto.

A princípio, as inscrições de NFTs congestionaram a blockchain e deixaram uma enorme fila de transações. Mas essa fila diminuiu em aproximadamente 68% e, de acordo com o site Mempool.space, a fila de transações, ou mempool, já está esvaziando novamente.

Em suma, a narrativa de que os Ordinals poderiam destruir a blockchain do Bitcoin não está se provando verdadeira, mas inspirou uma inédita virada e testes na “testnet” favorita dos bitcoiners.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.