Segurança

Desenvolvedor do Tornado Cash preso teria laços com o FSB da Rússia

O desenvolvedor do mixer de criptomoedas sancionado Tornado Cash, Alexey Pertsev, que foi preso por autoridades holandesas em 10 de agosto, teria ligações com o Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB), alvo de sanção pelos Estados Unidos.

De acordo com a empresa de inteligência Kharon, Pertsev trabalhou para a Digital Security OOO com sede na Rússia em 2017.

No ano seguinte, o Tesouro dos EUA aplicou sanções à empresa. Na época, as autoridades alegaram que a empresa apoiava o FSB – principal sucessor da KGB da URSS. Segundo os EUA, a Digital Security fornecia suporte material e tecnológico ao FSB.

Ainda segundo o Tesouro, em 2015, a entidade passou a trabalhar em um projeto que aumentaria as capacidades cibernéticas ofensivas dos serviços de inteligência da Rússia.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Ligações de Pertsev com FSB

Embora o nome de Pertsev não estivesse entre as cinco entidades e três pessoas físicas indicadas pelo Tesouro dos EUA, o Kharon descobriu o nome de Pertsev em um arquivo do site da Digital Security OOO.

Em uma declaração à Fortune, o vice-presidente de pesquisa da Kharon, Nick Grothaus, disse que Pertsev estava “trabalhando para a Digital Security OOO e fazendo testes [de penetração]” antes que o Tesouro dos EUA sancionasse a empresa por ajudar o FSB.

Além disso, Kharon observou que o código do Tornado Cash foi desenvolvido, em partes, pela PepperSec. Trata-se de uma empresa com sede em Delaware, da qual Pertsev foi fundador e CEO. No entanto, não há vínculo direto entre o PepperSEC e a Digital Security OOO, nem entre o PepperSec e as agências de inteligência russas.

Procurada pelo Coindesk, a esposa de Pertsev, Ksenia Malik, negou que ele tivesse conexões com as agências russas.

“[Ele] nunca foi associado ao FSB na Rússia ou a organizações semelhantes”, disse ela sem comentar o suposto envolvimento de Pertsev com a Digital Security OOO.

Sanção ao Tornado Cash

Conforme noticiou o CriptoFácil, o Departamento do Tesouro dos EUA sancionou o Tornado Cash em 8 de agosto. Na época, o Tesouro alegou que grupos de hackers, incluindo o Lazarus Group, da Coréia do Norte, usaram o serviço para lavar bilhões de dólares por meio de criptomoedas.

Além disso, as autoridades incluíram 44 carteiras de Ethereum e USDC na lista de Nacionais Especialmente Designados.

Como resultado da proibição, todos os cidadãos do país estão proibidos de realizar operações pelo serviço. Além disso, qualquer endereço de carteira que tenha utilizado o Tornado Cash virou alvo das sanções.

Dois dias depois da sanção, Pertsev foi preso pelas autoridades holandesas em Amsterdã. De acordo com as autoridades, ele teria ajudado a ocultar recursos financeiros de criminosos, facilitando a lavagem de dinheiro por meio do mixer.

Na última semana, Pertsev teve o seu pedido de fiança negado. E ficou decidido que ele terá que passar pelo menos mais 90 dias na prisão.

Leia também: Crypto.com vai dar 50 ingressos para brasileiros irem à Copa do Mundo no Catar

Leia também: AVAX cai 10% após delator revelar supostas manobras da Ava Labs para prejudicar concorrentes

Leia também: Bitcoin cai para R$ 100 mil após anúncio de Powell, nos Estados Unidos. Celsius dispara 13% e abre a semana como melhor investimento

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.