Alexey Pertsev, desenvolvedor do misturador de criptomoedas baseado no Ethereum Tornado Cash, terá que passar mais 90 dias na prisão.
O jovem de 29 anos foi detido em meados do mês de agosto por autoridades holandesas em Amsterdã. Isso ocorreu logo após o popular mixer sofrer sanções por parte do Tesouro dos Estados Unidos.
De acordo com informações mais recentes, a justiça negou o pedido de fiança da defesa de Pertsev. Por isso, ele seguirá preso. Vale destacar que o tribunal ainda não acusou Pertsev formalmente de nenhum crime.
No ato da prisão, as autoridades alegaram que ele ajudou a ocultar recursos financeiros de criminosos, facilitando a lavagem de dinheiro por meio do mixer.
“Essas tecnologias avançadas, como organizações descentralizadas que podem facilitar a lavagem de dinheiro, estão recebendo atenção extra da FIOD. Múltiplas prisões não estão descartadas”, disse o Serviço Holandês de Informação e Investigação Fiscal (FIOD) na ocasião.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Prisão de dev do Tornado Cash
Após a detenção em 10 de agosto, Pertsev passou por uma audiência pela primeira vez perante um juiz de instrução no dia 12 de agosto. Então, o juiz concordou que ele deveria ser mantido sob custódia por um período inicial de duas semanas.
A prisão do dev. do Tornado Cash Alexey Pertsev provocou indignação e preocupações da comunidade cripto. Afinal, essa ação pode ter graves implicações para outros desenvolvedores de código aberto.
Na última quarta-feira (24), o tribunal realizou uma audiência na Holanda que decidiu que Pertsev terá que ficar na prisão por mais 90 dias. A decisão veio depois que o juiz rejeitou os pedidos dos advogados de Pertsev para conceder fiança ao réu.
De acordo com um porta-voz do tribunal holandês, uma nova audiência pública deve ocorrer dentro deste período de 90 dias.
O que é o Tornado Cash?
O Tornado Cash é um aplicativo descentralizado (DApp) que mistura as transações de cripto na blockchain do Ethereum. Ou seja, ele dificulta o rastreio da origem das transações e dos fundos.
Embora seu objetivo seja garantir a privacidade dos usuários, esse mixer ganhou fama depois que hackers passaram a usá-lo para ocultar fundos roubados em ataques.
Hoje, estima-se que R$ 2,2 bilhões em ativos, como stablecoins, ETH e WBTC, estão em endereços de contratos inteligentes do mixer.
O protocolo sofreu sanções no dia 8 de agosto pelo Tesouro dos EUA. Como resultado da proibição, todos os cidadãos do país estão proibidos de realizar operações pelo serviço. Além disso, qualquer endereço de carteira que tenha utilizado o Tornado Cash virou alvo das sanções. Ou seja, os endereços não poderão realizar ou receber transações de e para nenhuma empresa ou pessoa que more nos EUA.
Leia também: Código do Tornado Cash é republicado após remoção do GitHub
Leia também: BAYC é a coleção de NFT mais roubada, segundo relatório
Leia também: Fundação Ethereum aprova EIP-3475 e possibilita emissão de títulos de dívida na blockchain