Categorias Notícias

Desenvolvedor cria “olhos de Satoshi’ para impedir fraudes na camada 2 do Bitcoin

O desenvolvedor Sergi Delgado, fundador do Talaia Lab, anunciou a criação do “The Eye of Satoshi”, que pretende ser uma implementação de watchtowers, voltadas a garantir a segurança da camada 2 do Bitcoin, a Lighting Network

De acordo com o desenvolvedor, o objetivo é que a aplicação neutralize o mau comportamento nos canais de pagamento. E, com isso, garanta que fraudes não ocorram no sistema.

O The Eye of Satoshi pretende, por exemplo, impedir que alguém feche um canal e tire proveito dele, roubando fundos dos usuários.

Atualmente, os canais de pagamento da rede Lightning são abertos por meio de uma transação com várias assinaturas que é tratada por ambas as partes. Qualquer uma das partes tem o segredo para revogar o contrato de assinaturas múltiplas e fechar o canal.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Segurança no Bitcoin

Contudo, o problema surge quando um agente malicioso tenta fechar arbitrariamente um canal sem que a outra parte perceba. Neste caso, é possível tentar fechar o canal com status de saldo falso.

Assim, caso a contraparte não reclame o saldo real no tempo indicado, o infrator poderá roubar todos os fundos.

“As watchtowers são vistas como secundárias. Mas se pensarmos em hiperbitcoinização, onde bilhões de pessoas estão usando Lightning, é fato que são necessárias para que todos possam ser protegidos. Esse tipo de infraestrutura é necessária, principalmente se o que todo mundo está usando são nós móveis, o que será o mais comum em uma hiperbitcoinização”, disse Delgado.

No caso acima, se um mau ator fechar um canal enquanto sua contraparte tiver uma watchtowers ativa, ele será penalizado.

Dessa forma, o jogo inverte e o ator honesto ficará com todos os fundos do canal. Enquanto isso, o golpista receberá a punição e perderá tudo.

Por fim, o desenvolvedor destacou que as funcionalidades são amplas. Além disso, podem haver diferentes tipos de implementações em que algumas garantem privacidade, mas outras não.

Leia também: Bitcoin cai 40%; Seria esse o inverno cripto?

Leia também: Hashdex e FGV anunciam os vencedores do 2º Datathon

Leia também: Startup brasileira lança plataforma que remunera ouvintes e artistas de música com criptomoedas

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.