Colunistas

Descubra o seu perfil de investidor e saiba onde investir

O mundo corporativo sempre está em desenvolvimento e conforme os dias passam e ocorre um progresso, surgem novos investidores no mercado financeiro. Por isso, saber qual é o seu perfil de investidor é muito importante.

A dúvida destes iniciantes é como começar de fato a investir e quais caminhos devem seguir nessa jornada como investidor.

O primeiro passo para começar a investir é entender que investimentos são importantes para que o seu dinheiro seja cada vez mais valorizado e possa render para o futuro.

Agora, o segundo passo não é saber logo de cara onde investir e quanto de rentabilidade você conseguirá, e sim entender qual os seus critérios e o que está disposto a passar para ter a rentabilidade que quiser.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

É necessário antes de planejar o investimento, definir qual o seu perfil de investidor, pois mesmo que os investimentos sejam semelhantes, nem todas as estratégias serão iguais, elas vão ser colocadas em práticas de acordo com o que você estiver disposto a aplicar e pelo tempo que deixará ativo.

Como saber o meu perfil?

Se você quer investir, ou apenas quer conhecer mais sobre tudo que está  relacionado ao mercado financeiro, poderá descobrir aqui cada vez mais sobre isso e entender quais as motivações e as escolhas que levam as pessoas decidirem quais investimentos escolher.

Uma das formas de começar a entender qual o seu perfil de investidor, é se basear nos riscos de cada investimento e analisar se ele será válido para você, independente do risco.

Assim podemos entender que desde a personalidade do investidor até sua experiência de mercado avaliar qual perfil adotar para ser um membro do universo financeiro é crucial.

Dentro das opções existentes, três perfis de investidores são possíveis escolher ou se descobrir parte de um deles.

Os perfis são os seguintes: ModeradoAgressivo e Conservador.

Mesmo que você não esteja pensando em começar a investir tão rápido, saber qual investimento combina mais com o seu jeito, características e o que você está disposto a tolerar é muito importante.

A vantagem nisso é que ter um conhecimento prévio sobre este assunto, será importante caso algum dia você passe a investir, dessa forma já terá uma base, nem que seja teórica, de como começar no mundo dos investimentos.

Veja abaixo detalhadamente quais são esses perfis de investimentos:

Perfil Conservador

O perfil conservador de um investidor é caracterizado pela tranquilidade e cautela. O investidor conservador é aquele que está sempre evitando qualquer risco ou perdas mínimas.

Qualquer coisa que possa impactar em sua carteira financeira, mesmo que isto represente um rendimento baixo ou demorado em suas aplicações.

Em suas metas, objetivos e estratégias, o investidor conservador não arrisca nada de seu patrimônio, faz o que for necessário para colocar a segurança à frente de seus rendimentos, mesmo que para isso eles sejam mais baixos que outras modalidades de investimentos.

As aplicações financeiras mais valiosas estão encaixadas neste perfil, é comum alguns determinados produtos, ações e serviços serem ofertados a quem possui este perfil.

O investidor de perfil conservador em quase sua maioria realiza investimentos com cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) que é uma associação privada sem fins lucrativos que garante recuperar os depósitos em instituições financeiras se elas quebrarem. O investidor pode garantir até R$1 milhão, variando com sua aplicação, em retorno.

O investidor conservador, costuma aplicar em LCI (Letra de Crédito Imobiliário), LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), CDB (Certificado de Depósito Bancário  e Fundos DI.

A experiência pode ser um fator na escolha do perfil conservador e para iniciar no mundo dos investidores, esta é uma boa indicação, os mais jovens possuem um perfil mais agressivo, mas isto é de cada personalidade e experiências e desejos individuais.

Para quem ainda não sabe em qual perfil se enquadra, pode descobrir que ao se cadastrar em uma corretora de investimentos, ela aplicará uma espécie de teste para descobrir essa informação.

Perfil Agressivo

O perfil agressivo de um investidor é caracterizado pelo lucro. Este investidor visa a todo custo aumentar seu patrimônio, buscando estratégias ofensivas para que isto aconteça em menos tempo.

Coloca-se em riscos maiores e frequentes e com pequenas perdas de curto prazo para que no momento ideal elas se tornem margem positiva.

O risco e o rendimento são proporcionais, quanto maior o risco de prejuízo, maior a chance de obter lucro, o potencial de retorno e de perda pode ser o mesmo.

Todo esse movimento é estratégico, o perfil do investidor agressivo é de um profissional do investimento com experiência, preparado para quedas de valores e de suas ações, analisando o momento do mercado e o ideal para investir com agressividade, aproveitando momentos de queda para investir mais.

A experiência conta muito, os stock pickers costumam ser investidores de perfil agressivo. Entender o funcionamento do mercado, bolsa de valores, análise de dados é fundamental para evitar uma perda irreparável.

Renda variável é a casa do investidor de perfil agressivo, nela encontra-se a maior rentabilidade, mas este rendimento não é 100% garantido.

Ações que possuam parcela do capital social das empresas na qual se investe e que tenham histórico de bons rendimentos, são caminhos recomendados.

Fundos imobiliários se enquadram em renda variável, este mercado oferece boa rentabilidade, assim o investidor pode mesclar com uma carteira diversificada com ações e fundos imobiliários.

Dentro do perfil agressivo de investimento, encontram-se algumas características da análise fundamentalistas, a metodologia com mais sucesso em resultados.

Perfil Moderado

O perfil moderado de um investidor é caracterizado pela segurança, permanecer seguro em suas aplicações e por algumas vezes se dispor a investir em lugares arriscados, intercalando com a certeza e a incerteza dentro do mundo dos negócios.

No perfil moderado, garantir a rentabilidade é algo importante, já existente e uma nova margem possível de lucro.

O moderado é o equilíbrio entre os outros dois perfis, o agressivo e o conservador, uma mescla de ambos e que pode ser os dois ao mesmo tempo, dependendo do momento do mercado.

O investidor moderado sabe dos riscos, passa por eles e mantém cautela em cada passo dado dentro do investimento.

Este perfil não possui interesse em uma grande parcela em renda variável, mas é consciente que uma renda fixa não potencializa grandes ganhos em longo prazo, as aplicações do perfil moderado são em quase maioria investimentos em segmentos diferentes em caminhos de evitar prejuízos em caso de mau desempenho.

O investidor de perfil moderado não tem ressalvas quanto a aplicação de renda fixa por mais tempo, o dinheiro aplicado permanecerá estagnado em uma aplicação, deixando a carteira de investimento moderada e podendo abrir um leque de opções em investimentos pós-fixados, acompanhando a taxa de retorno conforme o passar do tempo.

O leque de investimento também se abre para ETFs, Blue chips e Fundos Imobiliários.

Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.

Leia também: Debate Descentralizado: Bitcoin e o projeto de lei no Brasil

Leia também: Bitcast conversa com Edilson Osorio Jr. na série ‘Quando tudo era mato’

Leia também: Empresário anuncia que vai queimar 10% do suprimento de Shiba Inu 

Compartilhar
Estoa Research

A Estoa é uma plataforma de notícias e a nossa missão é trazer aos leitores informações de qualidade sobre temas relacionados à economia, mercado financeiro, finanças pessoais e educação financeira.

This website uses cookies.