Categorias Notícias

Deputado dos EUA diz que o Facebook devia utilizar Bitcoin ao invés de criar criptomoeda

O Deputado norte-americano Warren Davidson do partido Republicano trouxe uma crítica diferente ao debate sobre a Libra do Facebook. Durante uma entrevista, Davidson afirmou que o Facebook deveria adicionar o Bitcoin à sua carteira Calibra, pois esta seria uma “ideia muito melhor” do que criar sua nova criptomoeda.

Davidson fez a afirmação durante um programa do podcast Noded Bitcoin na última sexta-feira, 11 de outubro. Além disso, o congressista disse que “parte da beleza” da repercussão em torno da stablecoin é que isso ajudou a cristalizar todos os problemas que já existem na plataforma de mídia social.

“Queremos transações filtradas ou liberdade?”

Davidson argumentou que as audiências sobre a Libra no Congresso em julho aumentaram a intensa pressão que o Facebook já está sofrendo, observando que “muitas das perguntas nem sequer eram sobre a Libra”. Ele disse que a tentativa do Facebook em lançar uma criptomoeda própria serviu para intensificar o foco em muitas das operações existentes da plataforma – e em seus problemas.

“O Facebook já filtra o conteúdo – algumas pessoas dizem que possui viés, outras dizem que é ótimo, estão protegendo meu espaço seguro. Então, queremos discursos filtrados ou liberdade de expressão? Queremos transações filtradas ou liberdade?”, questionou o Deputado.

O apresentador do podcast Pierre Rochard argumentou que as audiências no Congresso se transformaram em um veículo através do qual os observadores – muitos deles oriundos do setor financeiro tradicional – conseguiram entender melhor o Bitcoin ao perceber os problemas inerentes à uma criptomoeda centralizada como a Libra.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Davidson concordou com Rochard, mas também observou que, para aqueles convencidos da necessidade de autoridades centrais como administradores das finanças globais, as audiências apenas cimentaram seu antagonismo em relação a blockchains e criptomoedas descentralizadas, e intensificaram seu desejo de reprimir o mercado de forma mais ampla.

A Libra, como meio de pagamento, poderia sem dúvida desestabilizar o status quo, disse Davidson, apontando para a fluidez com que gigantes que monopolizam o mercado de tecnologia, como o Facebook e o Google, começam a adquirir propriedades quase soberanas, desafiando a autoridade dos governos.

Libra chama atenção para falhas do Facebook

Durante as audiências do Congresso dedicadas à Libra em julho deste ano, a representante dos EUA Maxine Waters – presidente do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos – fez a conexão explícita entre as preocupações levantadas durante as atividades controversas do Facebook e a tentativa da empresa em lançar uma stablecoin.

Waters já havia solicitado que o Facebook parasse de trabalhar com a Libra em meados de junho, logo após a inauguração do projeto. Ela argumentou que a gigante da tecnologia tinha um “padrão de não manter os dados dos consumidores seguros” e que “permitia que atores estatais russos maliciosos comprassem e direcionassem anúncios” para – supostamente – influenciar as eleições presidenciais dos EUA em 2016.

Os legisladores dos EUA também perguntaram claramente ao Facebook como eles poderiam confiar em uma empresa cuja coleta, armazenamento e uso indevido de dados de clientes causaram uma multa de US$5 bilhões.

Leia também: Facebook é acusado de plagiar logotipo da Libra

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.