Depois de Harry Potter, Bob Esponja pode ajudar a impulsionar o Bitcoin em 2019

 

O universo cripto/blockchain também é permeado por referências da cultura pop. Tanto que, boa parte das atenções em 2019 está voltada para as criptomoedas Grin e Beam, primeiros desenvolvimentos reais do MimbleWimble, um protocolo que, entre outros pontos, procura trazer privacidade e escalabilidade para as criptomoedas.

Se mimblewimble (nome de um feitiço usado na série Harry Potter), proposto pelo desenvolvedor anônimo Tom Elvis Jedusor (nome francês do personagem Voldemort) pode ser uma solução promissora para além do Bitcoin, desta vez, outro personagem pode ajudar o próprio BTC a melhorar a escalabilidade por meio da Lightning Network (LN), à medida em que os desenvolvedores da tecnologia estudam a implantação do Wumbo.

Wumbo é uma expressão usada por Patrick do desenho animado Bob Esponja e, como revela a Coindesk, o termo foi associado ao futuro do Bitcoin em novembro, em uma cúpula em Adelaide, Austrália, onde os principais desenvolvedores da LN reuniram-se para discutir os desenvolvimentos da solução de segunda camada, incluindo melhorias que poderiam ser feitas para tornar a tecnologia mais fácil para os usuários finais fazerem pagamentos facilmente.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A partir do desenho animado, o termo wumbo, aplicado à LN, eliminaria o limite de BTC que pode ser usado em um canal de pagamento, hoje em torno de 167.77216mBTC (US$600 no momento da escrita). Desta forma,
quando um usuário decide fazer pagamentos a outros usuários, haverá uma nova opção “option_i_wumbo_you_wumbo”, permitindo que os usuários abram um canal com mais Bitcoins do que o imposto pelo limite atual.

Como mostra a reportagem, uma vez que todas as implementações de código atualizem seu software com esta nova opção (existem três principais em uso agora), os usuários poderão transacionar Bitcoins sem limites usando a LN.

“Um nó que anuncia ‘option_wumborama’ permite que qualquer nó crie canais com capacidade acima do limite”, explicou ZmnSCPxj, desenvolvedor anônimo que codifica a implementação do c-lightning em seu tempo livre.

Wumbo já foi adicionado à nova versão da LN (1.1), conforme discutido na Conferência, mas todas as mudanças ainda precisam ser codificadas e, segundo ZmnSCPxj, não está claro quanto tempo esse processo levará (ele acredita que até um ano), uma vez que os desenvolvedores estão trabalhando em uma variedade de coisas: como corrigir bugs, construir torres de vigilância e tentar melhorar o UX.

“Parece vagamente improvável que alguém vá adotar [Wumbo] no curto prazo. Mas definí-lo no protocolo é um passo no sentido de permitir que os usuário optem pelo futuro”, disse Matt CoCoCo, colaborador do Bitcoin Core.

Leia também: Primeiro bloco da blockchain Grin é minerado; Entenda mais sobre o projeto

 

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.