Categorias Notícias

DeFi não vai substituir o sistema financeiro, isso é só um sonho, diz relatório da S&P

Quem acredita que o Bitcoin vai substituir o dólar, que o mercado DeFi vai acabar com o sistema financeiro tradicional, que os NFTs vão acabar com a arte impressa ou que o metaverso vai acabar com a sociedade física, está enganado.

Foi o que afirmou a S&P Global em um relatório recente. A gigante mundial de análises publicou um documento focado no setor de DeFi e destacou que estas tecnologias vão conviver com os atuais sistemas financeiros, monetários e sociais.

Segundo a empresa, não vai ocorrer uma substituição de um pelo outro, mas uma convivência entre ambos.

De acordo com o estudo Global Credit Outlook for 2022, o setor tradicional precisará inovar para permanecer relevante:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Acreditamos que continuará evoluindo em 2022 no sentido de complementar o sistema financeiro atual, em vez de substituir as empresas de serviços financeiros. Para permanecermos relevantes, acreditamos que os participantes históricos terão que aumentar ainda mais os investimentos em novas tecnologias. Caso contrário, o equilíbrio pode se desviar deles no longo prazo”, disse.

DeFi

Embora a maioria das aplicações financeiras descentralizadas não esteja competindo com as finanças tradicionais no momento, o relatório diz que a situação pode mudar no futuro.

“A maioria dos aplicativos DeFi (dApps) atualmente não compete com os concorrentes. Eles ainda estão restritos principalmente a transações dentro do ecossistema digital emergente. Por exemplo, para a compra, troca, empréstimo ou seguro de ativos digitalmente nativos. Mas isso pode mudar com a evolução da tecnologia e da aceitação”, pontuou.

Ainda segundo o relatório, as atividades mais lucrativas no setor tradicional são as que mais sofrem interrupções.

“O potencial do DeFi é maior em atividades de custo mais alto, que geralmente fornecem margens mais altas para operadores históricos. Se DeFi capturar uma grande parcela da liquidez existente, também poderá alterar o perfil de financiamento dos operadores históricos”, disse.

Nesse sentido, a S&P Global destacou que ignorar essa tendência pode levar a problemas futuros. Contudo, a empresa aponta que ainda faltam alguns anos para isso ocorrer já que DeFi ainda está na “infância”.

Por fim, o relatório afirma que o progresso regulatório em 2022 poderia trazer mais participantes para o DeFi.

“O progresso no debate regulatório pode tanto enquadrar quanto estimular o crescimento em 2022. O progresso regulatório é uma pré-condição para muitos jogadores tradicionais entrarem em algumas atividades DeFi com confiança e competir com players nativos deste ecossistema”, finalizou.

Leia também: Coreia do Sul pede que apple e google removam jogos de metaverso de suas lojas

Leia também: Confira os 10 tokens lançados em 2021 com maior retorno sobre investimento (ROI)

Leia também: Aave lança mercado de ‘ativos do mundo real’

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.