Categorias Notícias

Cypherpunk David Chaum lança aplicativo de mensagens com blockchain e foco em privacidade

O cypherpunk David Chaum, considerado o avô do Bitcoin e a primeira pessoa a desenvolver uma moeda digital, o e-Cash, anunciou que a Elixxir, seu novo projeto de blockchain, lançou o xx messenger, uma aplicativo que promete ser o primeiro utilizado para troca de mensagens 100% focado na privacidade do usuário, pois destrói metadados que ficam armazenados no celular e, desta forma, apaga os dados do usuário para impedir que os observadores façam a conexão entre remetente e destinatário.

Segundo Chaum, atualmente, nenhum outro aplicativo do mercado, com ou sem blockchain, fornece este tipo de solução. Os metadados são retidos pela maioria dos aplicativos de software e smartphone atuais, criando uma montanha de informações sobre as atividades de um usuário, como um registro de todas as interações com qualquer outro usuário. Os metadados podem ser rastreados por terceiros para revelar detalhes íntimos sobre os padrões e a estrutura de nossas vidas.

“Trabalhamos duro ao longo de muitos anos para construir a infraestrutura da rede xx e lançar as bases para ferramentas de proteção da privacidade, como o xx messenger. Uma coisa é descrever uma plataforma de proteção à privacidade e outra é torná-la disponível para uso em um smartphone. Estou muito orgulhoso de mostrar do que a rede xx é capaz e espero criar mais DApps de proteção da privacidade ao lado de nossa talentosa equipe”, disse Chaum.

O DApp que funciona usando a estrutura de blockchain da Elixxir é executado em cinco nós globais localizados em quatro continentes e está no caminho de escalar para 1.000-5.000 transações por segundo, segundo o criptógrafo. À medida em que a rede xx for desenvolvida, ela incorporará o trabalho da Praxxis, uma moeda digital que integra o projeto e afirma ser resistente à computação quântica.

“Nosso objetivo sempre foi oferecer suporte à adoção convencional. Esse messenger de teste permite que os membros da comunidade verifiquem se a rede xx resolve com êxito os desafios de dimensionamento frequentemente descritos como o ‘trilema’ da blockchain. Era extremamente importante lançarmos um primeiro DApp no smartphone focado no consumidor, porque acreditamos que o futuro da blockchain é ser usada no dia a dia por todos”, acrescentou Ben Wenger , engenheiro que lidera o desenvolvimento do Elixxir.

Leia também: Pai dos cypherpunks e “avô do Bitcoin” David Chaum anuncia versão beta de sua criptomoeda

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.