David Chaum não é apenas um nome famoso na história da computação e dos movimentos por privacidade online, o criptógrafo norte-americano é o pai do movimento cypherpunk e quem “inventou” o dinheiro digital, afinal, já em 1982, expressou suas ideias no artigo Blind Signatures for Untraceable Payments (Assinaturas cegas para pagamentos não rastreáveis, em tradução livre) e, com isso, lançou toda a base para que as coisas evoluíssem até o Bitcoin e as demais criptomoedas.
Devido à importância de seu nome na história da economia digital, no ano passado, quando Chaum anunciou que estava trabalhando no desenvolvimento de uma nova criptomoeda chamada Elixxir, o ecossistema cripto/blockchain recebeu com muito entusiasmo a novidade que agora, segundo o cientista da computação, está iniciando sua fase beta e está selecionando operadores de nós para dar suporte à primeira implementação da plataforma fora do ambiente de teste.
Segundo um comunicado distribuído à imprensa, a Elixxir apresenta muitos progressos na resolução de problemas de escalabilidade e privacidade, tornando a criptomoeda possível de ser escalada para o consumo global.
“O projeto patenteado de rede mista e a arquitetura de multicomputação permite à plataforma da Elixxir satisfazer as quatro condições necessárias para popularizar a adoção da blockchain: velocidade, privacidade, segurança e escalabilidade, tudo em uma única cadeia.”
“Até hoje, a tecnologia blockchain não visou as exigências para adoção pelo consumidor. Ela não tem o nível de privacidade que os consumidores requerem, não tem o tipo de velocidade necessária para transações e não pode ser embutida no tipo de aplicativos de smartphone que os consumidores esperam. Com a Elixxir, desenvolvemos uma plataforma que atende a todas essas exigências”, disse David Chaum.
A Elixxir espera selecionar centenas de nós de terceiros para dar suporte à primeira implementação da plataforma fora do ambiente de teste. Usando um processo público, voltado para a comunidade, a Elixxir avaliará candidatos ao nó beta (que podem se inscrever aqui), a fim de selecionar operadores para dar suporte ao lançamento planejado para o primeiro trimestre de 2019.
O fase beta inicial será lançada para dar suporte ao dApp de mensagens inteiramente funcional à prova de conceitos da Elixxir, que permitirá aos usuários enviar mensagens de forma rápida e segura, com privacidade resistente a metadados real. Em uma próxima etapa, pagamentos p2p serão lançados dentro do ambiente de mensagens.
Leita também: eCash: como a criação de David Chaum deu início ao sonho cypherpunk