Economia

CVM da Argentina começa a regular exchanges de criptomoedas

A Comissão Nacional de Valores Mobiliários (CNV), a CVM da Argentina, deu um passo significativo rumo à regulamentação do mercado de criptomoedas ao lançar o Cadastro de Provedores de Serviços de Ativos Virtuais (PSAV), conforme a resolução RG nº 994, datada de 25 de março.

Conforme o comunicado oficial publicado no Diário Oficial da CNV, os interessados devem fornecer seus dados pessoais para continuar operando no mercado.

A nova regulamentação estabelece que empresas e pessoas físicas envolvidas em operações com criptomoedas no país devem se cadastrar. Isso inclui exchanges e outras entidades que oferecem serviços de troca e custódia de criptomoedas com volumes superiores a 35.000 Unidades de Valor de Compra (UVA), equivalente a cerca de 27 milhões de pesos argentinos.

Regulação de exchanges de criptomoedas na Argentina

Além disso, aqueles que possuem acordos comerciais com terceiros ou empresas coligadas que envolvam transações com residentes argentinos também são obrigados a se cadastrar. Isso abrange até mesmo empresas estabelecidas fora da Argentina, desde que direcionem suas atividades para o mercado argentino.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O principal objetivo do cadastro, segundo a CNV, é identificar pessoas físicas e jurídicas que prestam serviços relacionados a criptomoedas no país, conforme as recomendações do Grupo de Ação Financeira (GAFI).

Recentemente, foi realizada uma reforma na legislação argentina para prevenção de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, em alinhamento com as diretrizes do GAFI.

O presidente da CNV, Roberto Silva, destacou a importância de cumprir as recomendações internacionais durante a visita da delegação do GAFI ao país, que ocorre até o dia 26 de março. Silva ressaltou que o não cumprimento do cadastro resultará na impossibilidade de operar no país.

O período de inscrição será estendido em 45 dias, conforme anunciado pela CriptoNoticias. Os interessados devem acessar o site da CNV para fornecer as informações e documentação exigidas.

O esforço do órgão regulador visa demonstrar o comprometimento da Argentina em atender às normas internacionais e garantir a transparência e segurança no mercado de criptomoedas do país.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.