Categorias Notícias

CryptoTab é golpe? É possível minerar Bitcoin no navegador?

Em algum momento na história do Bitcoin era possível obter BTC das mais diversas formas. Nesse sentimento se apoia a CryptoTab.

A CryptoTab é uma extensão para navegador, conhecida também como CryptoTab Browser. Ela promete minerar BTC passivamente.

Contudo, o projeto é confuso e existem divergências sobre o que realmente é executado. Afinal de contas: é possível minerar Bitcoin no navegador?

CryptoTab é golpe ou é possível minerar Bitcoin?

A resposta mais rápida e direta sobre a possibilidade de minerar Bitcoin em um navegador é: não é possível.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O halving do Bitcoin ocorrido em 2020 reduziu ainda mais as recompensas por mineração de blocos. Em outras palavras, o esforço necessário para receber BTC é muito maior atualmente.

Pools de mineração se organizam com os mais avançados equipamentos (ASICs) para garantir grande rentabilidade. Especialistas inclusive já relataram ao CriptoFácil que o mais recente halving representou o “fim da mineração caseira“.

Desta forma, o veredito é que não é possível minerar Bitcoin em um navegador. Ou seja, não há força suficiente para viabilizar uma relação de lucratividade e o desgaste do dispositivo.

É possível então concluir que a proposta da CryptoTab já não é palpável. Porém, ainda há mais a ser explorado sobre o projeto também conhecido como criptotab e crypto tab.

Montagem de pirâmide

A CryptoTab defende que é possível “melhorar” a mineração indicando amigos. Os amigos, por sua vez, cederão parte do “poder de mineração” deles para quem indicou.

Com isso, a empresa cria uma pirâmide de 10 níveis. A CryptoTab até mesmo apresenta uma calculadora de ganhos, como pode ser visto na imagem abaixo:

Cálculo simulado de uma pirâmide com dez membros na CryptoTab

Nesse cenário, é possível elaborar que a capacidade de mineração de um membro de uma rede já é comprometida desde o início. Ademais, é importante ressaltar que a capacidade para minerar Bitcoin de um navegador é ínfima atualmente.

É justamente no ponto de indicação de usuários que os problemas começam em torno da CryptoTab.

É golpe se não tem depósito na CryptoTab Browser?

O maior argumento dos defensores da extensão CryptoTab Browser é a sua gratuidade.

De fato, não é necessário depositar quantias na empresa. Entretanto, é dado algo muito mais valioso: acesso ao interior do navegador.

Navegadores contam com a opção de salvar dados de cartões de crédito, senhas de redes sociais e até mesmo informações sobre carteiras de criptomoedas.

Isso não implica no fato de que a CryptoTab, necessariamente, tomará esses dados. De qualquer forma, essa é uma possibilidade.

Mas a CryptoTab paga…

A CryptoTab afirma em seu site que processa duas levas de saques diariamente, feitos de forma manual.

Não faltam vídeos e análises sobre a CryptoTab Browser falando que a extensão realmente processa saques.

Contudo, é necessário analisar dois fatores. O primeiro é o limite mínimo de mineração para saque, que é 0,00001 BTC. Na cotação do BTC no momento da escrita desta matéria, esse valor gira em torno de R$ 9,00.

O segundo fator é: se não é viável minerar BTC no navegador, de onde vem o dinheiro?

No vídeo do canal Bittruth, é ressaltado que a busca por usuários pode estar por trás de um grande esquema de venda de dados.

Mais ainda, pode estar por trás de um grande esquema de anúncios, nos quais os donos do projeto lucram grandes montantes de dinheiro e repassam ínfimas quantias.

Todavia, são apenas especulações. Não se sabe ao certo se a CryptoTab minera ou não Bitcoins.

De qualquer forma, o risco de danificar o dispositivo onde a extensão é instalada e um possível vazamento de dados são grandes demais em comparação às pequenas quantias obtidas.

Conclusão sobre a CryptoTab

Golpe ou não, a verdade é que o projeto é confuso. Não existem muitas informações, apenas campanhas fortes de divulgação sobre o produto.

Tais campanhas se dão por pessoas que querem obter afiliados e lucrar sobre eles.

Desta forma, a CryptoTab apresenta dois fatores preocupantes. O primeiro é a montagem de uma pirâmide sem um objetivo claro aos participantes.

O segundo é a possível exposição de dados e potencial de danificar o dispositivo usado para supostamente minerar Bitcoin.

Ainda que não seja possível alegar que a CryptoTab Browser é um grande golpe, fato é que a extensão não se mostra lucrativa em comparação aos riscos apresentados.

Leia também: Unick Forex: líderes estão soltos e vítimas seguem sem receber

Leia também: Tiago Leifert é usado novamente em golpe com Bitcoin

Leia também: Golpistas usam imagem do Alterbank para roubar Bitcoin

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.