Tecnologia

Criadora do ChatGPT enfrenta acusações legais nos Estados Unidos

A OpenAI, empresa criadora do famoso ChatGPT, enfrenta acusações de práticas enganosas nos Estados Unidos, de acordo com denúncia do Centro para Inteligência Artificial e Política Digital. O grupo fez as acusações para a Comissão Federal de Comércio dos EUA, a FTC.

De acordo com o Centro, a OpenAI utiliza a sua tecnologia para obter vantagens excessivas sobre suas concorrentes. Além disso, a empresa estaria desenvolvendo o ChatGPT sem levar em conta os riscos dessa tecnologia.

“A FTC tem uma clara responsabilidade de investigar e proibir práticas comerciais desleais e enganosas”, disse o fundador e presidente do centro, Marc Rotenberg. “Acreditamos que a FTC deve olhar atentamente para OpenAI e GPT-4.”

Muita sede ao pote

No mês passado, a FTC atualizou a lei para incluir linguagem direcionada a desenvolvedores de programas de inteligência artificial. A ideia era controlar o avanço dessas tecnologias e impedir que elas possam sair do controle humano.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Nesse sentido, a agência também orientou os desenvolvedores do ChatGPT na hora de falar sobre a tecnologia. A FTC aconselhou-os a evitar exagerar as capacidades do sistema e fazer alegações de desempenho enganosas.

E é justamente aqui que reside a acusação de fraude por parte do Centro. O grupo acusa a OpenAI de prometer superioridade sobre produtos que não são de IA sem provas adequadas.

O Centro de IA e Política Digital foi estabelecido em 2020 sob o Instituto Michael Dukakis para Liderança e Inovação. Esse instituto é uma organização sem fins lucrativos com sede em Washington, DC.

A FTC também alertou os desenvolvedores para explorar os riscos e impactos potenciais antes do lançamento. Isto é, fazer uma completa avaliação de risco antes de lançar seus programas.

“Você precisa saber sobre os riscos razoavelmente previsíveis e o impacto de seu produto de IA antes de colocá-lo no mercado. Se algo der errado – talvez falhe ou produza resultados tendenciosos – você não pode culpar apenas um desenvolvedor terceirizado da tecnologia”, disse a FTC.

Recentemente, a OpenAI lançou o ChatGPT-4, que é bastante superior ao seu antecessor em termos de compreensão. No entanto, a FTC afirma que a empresa exagerou ao falar das qualidades de seu sistema, considerado como uma propaganda enganosa.

Tecnologia vs ética

O surgimento do ChatGPT voltou a levantar discussões sobre o avanço da tecnologia vs a ética. Mas desde 2017, a FTC orienta as empresas sobre usos antiéticos de tecnologias emergentes como inteligência artificial e blockchain.

A popularidade quase da noite para o dia do GPT-4, bem como seu maior avanço, fez o Centro de IA questionar o rápido domínio da indústria pela OpenAI. O grupo teme que isso possa criar um monopólio perigoso na indústria e, portanto, um domínio indesejado. 

O processo contra a OpenAI surge dias depois que vários membros importantes da indústria de tecnologia, como Elon Musk e Steve Wozniak, co-assinaram uma carta aberta exigindo uma pausa no desenvolvimento de sistemas de IA como a plataforma GPT-4.

“Pedimos a todos os laboratórios de IA que parem imediatamente, por pelo menos seis meses, o treinamento de sistemas de IA mais poderosos que o GPT-4. Essa pausa deve ser pública e verificável e incluir todos os principais atores. Se tal pausa não puder ser decretada rapidamente, os governos devem intervir e instituir uma moratória”, pediu a carta.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.