Categorias Notícias

CPqD passa a integrar rede blockchain focada em identidade digital

A rede Sovrin é focada em soluções voltadas ao ramo de identidade digital. Segundo seu site oficial, ela foi desenvolvida para trazer confiança, controle pessoal e facilidade de uso dos documentos de identificação na internet.

Segundo uma publicação de 01 de julho do portal Infor Channel, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) recentemente tornou-se um nó dessa rede – o segundo nó validador da Sovrin no país e o único totalmente brasileiro. De acordo com Fernando Marino, líder técnico em blockchain do CPqD:

“Como Steward [nome dado aos nós da Sovrin] dessa rede, temos a função de manter um nó dela operando no Brasil para participar da validação das transações executadas.”

Falando sobre os problemas enfrentados na internet envolvendo identificação digital, Marino afirma:

 “A arquitetura original da internet não contemplou processos seguros de identificação de pessoas. A identidade digital autossoberana, ou descentralizada, baseada em blockchain, é a grande disruptura tecnológica e de negócio para resolver esse desafio.”

Identidade autossoberana é quando o próprio usuário tem o controle sobre seus dados envolvendo sua identidade digital. Nesse sentido, o gestor de soluções blockchain do CPqD Reynaldo Formigoni Filho declarou:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Esse anúncio reforça o nosso interesse no tema identidade digital autossoberana, que está totalmente alinhado à Lei Geral de Proteção de Dados e ao Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR), da União Europeia.”

A rede Sovrin conta atualmente com 60 nós e se baseia na estrutura Hyperledger Indy, um dos serviços oferecidos pela iniciativa Hyperledger da Fundação Linux – da qual o CPqD também é uma organização associada.

Leia também: Logicalis afirma que grande empresa de telecomunicações brasileira está usando blockchain

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.