Colunistas

Cosmos: Modelo de segurança compartilhada recebe voto de confiança

A primeira proposta para permitir que uma blockchain obtenha sua segurança do Cosmos Hub, uma grande blockchain no valor de mais de US$ 3 bilhões, recebeu um apoio quase unânime.

Neutron, a blockchain que procura terceirizar sua segurança para o Cosmos Hub, se apresenta como uma plataforma de contrato inteligente voltada para o setor de DeFi. O Cosmos Hub receberá 25% das taxas de transação e valor extraível do minerador (MEV) da cadeia Neutron. Além disso, terá direito a 7% do fornecimento de seus tokens NTRN.

Se a proposta for aprovada na próxima semana, a Neutron se tornará a primeira rede a usar a Segurança Replicada, como é chamado o recurso de segurança compartilhada. O token ATOM da Cosmos permaneceu relativamente inalterado no último mês.

Modelo de segurança da Cosmos

Este é um marco importante, de acordo com Ethan Buchman, cofundador da Cosmos. Buchman também é o CEO da Informal Systems, a empresa que lançou a primeira versão do Replicated Security.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Isso abre, de fato, um ecossistema de desenvolvimento em torno do Cosmos Hub pela primeira vez”, disse ele ao The Defiant.

Stride, um protocolo de Staking Líquido como o Lido Finance e o Rocket Pool, também tem uma votação para adotar o modelo de segurança compartilhada.

A Replicated Security oferece uma solução potencial para o problema do ovo ou da galinha de iniciar uma novo blockchain. A segurança de uma blockchain, em geral, deriva de validadores que precisam manter o token nativo de um projeto para proteger a rede.

Se esse token for barato, como costuma acontecer quando um projeto tem início, um ator mal-intencionado pode obter o controle da nova blockchain a um custo relativamente baixo. Por outro lado, se um projeto for garantido pelo Cosmos Hub, avaliado em US$ 3,3 bilhões, o problema de corrupção fácil é eliminado, em tese.

Com a Neutron e a Stride potencialmente definidas para usar o modelo, a rede Cosmos pode estar entrando em uma nova era em que as empresas podem criar com segurança “cadeias de consumo” com relativa facilidade.

Modelo Appchain ganha tração

Embora a Cosmos sempre tenha defendido o conceito de cadeias específicas de aplicativos, há uma atividade crescente em toda o setor de cripto para fornecer ferramentas para projetos menores para lançar blockchains específicas para eles. Por exemplo, a rede líder de camada 2 Arbitrum, construída sobre Ethereum, lançou um produto chamado Orbit para permitir que os projetos criem rapidamente blockchains personalizados.

E a Optimism, outra grande solução de escala, está buscando o seu próprio modelo, chamado Superchain. De acordo com a equipe, o modelo envolve um ecossistema de blockchains, semelhante ao modelo Cosmos. Buchman, contudo, não vê a convergência como uma ameaça ao Cosmos.

“Eu acho que tudo é complementar”, disse ele. “Acho bom ver a comunidade ETH cada vez mais aceitando a visão e a abordagem do Cosmos.”

*Tradução do artigo “Cosmos Shared Security Model Gets Vote Of Confidence” com autorização do The Defiant.

Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.

Compartilhar
The Defiant

The Defiant faz a curadoria, compila e analisa todos os principais desenvolvimentos em finanças descentralizadas, para que você possa se manter informado sobre o setor de criptomoedas e finanças.

This website uses cookies.