Categorias Notícias

Corte emergencial de juros do Fed ocorreu apenas duas vezes nos últimos 12 anos; veja o que aconteceu na primeira

Nesta terça-feira, 03 de março, o Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, anunciou um corte de 0.5 pontos percentuais em sua taxa básica de juros. Com isso, a chamada Federal Funds Rate (FFT) caiu da banda de 1,50%/1,75% para 1%/1,25%.

O mais relevante, porém, foi o fato de que tal corte se deu em uma reunião extraordinária do comitê de política monetária dos EUA, (Comitê Federal de Mercado Aberto – FOMC). A reunião estava inicialmente marcada para os dias 17 e 18 de março, mas os temores em relação ao coronavírus foram utilizados como justificativas para adiantar a decisão pelo corte.

“Os fundamentos da economia dos EUA permanecem fortes. No entanto, o coronavírus apresenta riscos crescentes para a atividade econômica. À luz desses riscos e em apoio ao cumprimento de suas metas de máximo emprego e estabilidade de preços, o Comitê Federal de Mercado Aberto decidiu hoje (03/03) reduzir a meta para a taxa de juros”, afirmou o Fed em seu comunicado oficial.

A relevância do novo corte

Fonte: Reddit

Cortes emergenciais na taxa de juros norte-americana não são um evento cotidiano. De acordo com a analista Kathy Lien, ocorreram apenas sete cortes do tipo nos últimos 20 anos. O último deles ocorreu no auge da crise de 2008, há quase 12 anos.

Os cortes emergenciais geralmente são vistos como uma forma de estímulo desesperada, um reconhecimento de que os fundamentos da economia não estão tão sólidos – ao contrário da declaração do próprio Fed.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Dentre os cortes mencionados acima, o de outubro de 2008 é particularmente interessante para nós, entusiastas e investidores de Bitcoin. O gestor de fundos Travis Kling observou na terça-feira, por meio de uma mensagem no Twitter, que a data do último corte de emergência é bastante simbólica.

“O Fed acabou de implementar um corte emergencial de 50 pontos-base na taxa. A última vez que o Fed fez isso foi em 29 de outubro de 2008. Dois dias depois, uma pessoa desconhecida ou grupo de pessoas usando o pseudônimo de Satoshi Nakamoto publicou um artigo chamado “Bitcoin: um sistema de caixa eletrônico ponto a ponto”, afirmou.

Sim, você leu certo: o último corte de juros emergencial feito pelo Fed ocorreu apenas dois dias antes de Satoshi Nakamoto publicar a pedra angular do Bitcoin, o whitepaper que deu origem ao criptoativo. Sabemos, por meio das mensagens trocadas por Satoshi, que o Bitcoin surgiu como uma resposta aos movimentos praticados pelos bancos centrais para tentar conter a crise e salvar grandes empresas da falência. Isso torna a data e o corte de 03 de março de 2020 ainda mais significativos.

Embora o coronavírus tenha sido um fato imprevisível na economia (o chamado Cisne Negro, como diz o escritor Nassim Taleb), ele não será o fator principal que desencadeará uma possível crise econômica. Essa crise é resultado de uma série de medidas equivocadas tomadas pelos maiores bancos centrais do mundo: manipulação de juros, inflação de preço dos ativos financeiros (especialmente ações), impressão de dinheiro sem nenhum controle e outros.

Sabemos que é impossível prever quando uma crise ocorrerá, ou mesmo qual a magnitude que ela terá, mas as manipulações supracitadas causaram várias distorções nos mercados, as quais indicam que uma crise ainda maior do que a anterior pode estar a caminho. E o Bitcoin desponta para se tornar, junto com o ouro, um ativo de proteção para se, ou quando, esse momento chegar.

Com juros em patamares baixos ou até negativos, mas as economias do mundo sem dar sinais de melhoras significativas, os bancos centrais poderão ser forçados a reverter esse ciclo de alta. Não há como prever o que pode acontecer quando esse momento chegar, mas não será algo agradável. Portanto, fique de olho: no último corte do tipo, uma crise foi debelada. E um indivíduo ou grupo anônimo criou o melhor porto seguro para se proteger dela. Não perca o seu lugar nesse bote.

Leia também: Secretário do Tesouro dos EUA se reúne com líderes do mercado de criptoativos para discutir regulamentação

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.