Categorias Notícias

Conselho Nacional de Justiça contrata empresa para dar curso de Blockchain

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contratou uma empresa para oferecer um curso de treinamento em Blockchain Hyperledger Fabric. 

De acordo com o extrato de inexigibilidade de licitação, publicado no Diário Oficial da União (DOU) no dia 3 de fevereiro, a empresa de certificação digital Lacuna Software foi contratada pelo valor de R$ 29 mil. 

“Nº processo: 14337/2019. Objeto: curso “Treinamento Blockchain Hyperledger Fabric”. Contratada: Lacuna Software. CNPJ: 20.658.903/0001-71. Fundamento Legal: art. 25, II, c/c o art. 13, VI, da Lei n° 8.666/93. Valor total: R$ 29.000,00 (vinte e nove mil reais)”, dia a publicação no DOU.

Não houve necessidade de licitação no processo de seleção da empresa para ministrar o curso porque, segundo a publicação no DOU, não havia viabilidade de competição. O artigo 25 da Lei 8.666/93 dispensa necessidade de licitação para casos de contratação de serviços de “natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização”.

Sediada em Brasília, a Lacuna Software oferece serviços de emissão de certificados de chave pública e busca “atender as mais variadas demandas de certificação digital” como por exemplo assinaturas digitais em conformidade com a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). 

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Clientes da Lacuna Software

Uma das funcionalidades fornecidas pela Lacuna é a “extensão da validade de assinaturas digitais por meio de registro em blockchain”, solução que vem sendo usada pelo Colégio Notarial do Brasil e pelo Portal de Assinaturas da Certisign.

Para o Colégio Notarial do Brasil, a Lacuna desenvolveu uma solução de blockchain privada para inserção de metadados de documentos em blocos usando a tecnologia Hyperledger. Já para a Certisign foi criada uma solução de inserção de metadados de assinaturas digitais na rede Ethereum.

Leia também: Hyperledger Fabric incorpora seis melhorias em sua nova versão 2.0

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.