Categorias Notícias

Conselho Geral da CFTC aborda o token GRAM do Telegram por carta

O Conselho Geral da Comissão de Negociação de Futuros e Commodities (CFTC), emitiu sua opinião sobre o caso apresentado pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) contra a venda de tokens criada pelo Telegram, a pedido do juiz Kevin P. Castel, do Distrito Sul de Nova York, EUA.

Em uma carta, divulgada nesta terça-feira, dia 18 de fevereiro, a entidade afirmou que a sua posição sobre o caso é “relativamente direta”. O conselho disse entender o argumento do Telegram Group de que sua “moeda digital planejada”, o token GRAM, é uma mercadoria e não uma garantia. 

No documento, o Conselho Geral da CFTC declarou:

“Entendemos que o réu, Telegram Group, Inc., argumenta que sua moeda digital planejada, o ‘Gram’, é uma mercadoria e não uma garantia, e, portanto, não estará sujeita ao registro nos termos da Lei de Valores Mobiliários de 1933. (…) A seguir, são apresentadas as opiniões do Escritório de Conselho Geral da CFTC, e não necessariamente da própria CFTC ou de qualquer Comissário individual, mas nossas opiniões são relativamente diretas: a moeda digital é uma mercadoria.”

No entanto, o Conselho também afirma que, embora considere os ativos digitais uma mercadoria, a Commodity Exchange Act determina que muitos valores mobiliários são mercadorias às quais as leis de segurança se aplicam. 

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Assim, qualquer ativo digital pode ou não estar sujeito às leis de valores mobiliários, mas isso não depende se o ativo é uma mercadoria. Depende se o ativo é uma ‘segurança’, na aceção da própria Lei ’33.”

Como é possível observar, a agência evitou fazer uma conclusão explícita sobre o imbróglio do Telegram com a SEC que se arrasta desde outubro de 2019. Enquanto o Telegram argumenta que seu token não constitui um produto de investimento, a SEC insiste que a moeda digital é garantia e está sujeita às leis de valores mobiliários.

Leia também: Associação de desenvolvedores do Telegram unem forças para colaborar contra ação movida pela SEC

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.