Categorias Notícias

Conheça as diferenças básicas entre PoW e PoS

Provavelmente, em algum momento ao pesquisar sobre mineração de Bitcoin, você já deve ter ouvido falar sobre os termos “proof-of-work” e “proof-of-stake”. Vamos descobrir o que é PoW e PoS e qual são as principais diferenças entre eles.

O que é PoW?

A sigla PoW significa “Prova de Trabalho”, em tradução livre. É um protocolo que irá fazer a confirmação de movimentação através da realização de um problema matemático realizado por um minerador.

Para ficar mais claro, imagine a que alguém comprou Bitcoin, mas quem irá confirmar essa transação é um minerador. Porém para que isso seja verídico, sem espaço para invasão ou falcatruas, será necessário que o minerador faça algo, esse algo é a chamada “prova de trabalho”.

Então para que ele continue a minerar aqueles Bitcoins e confirme que ele está escrito no Blockchain ele precisará resolver uma fórmula matemática complexa e que apenas poderá ser resolvida pelo trabalho dele.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O PoW é um protocolo criado para prevenir qualquer tipo de ataque a rede. Ele evita que seja necessário o envolvimento de terceiros, pois faz um laço único entre o minerador e o comprador.

Por fim, todas as transações solicitadas ficam em uma fila (chamada de Block) aguardando um minerador para que se possa realizar o PoW.

Depois disso o minerador verifica se o pedido é verdadeiro respondendo uma pergunta matemática. E o minerador que resolver o problema matemático de um bloco, recebe sua comissão e finalmente a transação estará registrada no Blockchain público.

Não há como burlar o sistema por que é necessário enormes recursos para fazer uma tentativa, algo estimado em bilhões e bilhões de dólares. Para que a rede do Bitcoin fosse violada seria necessário 51% de força de computadores, de todos os mineradores, além de uma gigante estação de eletricidade, o que é praticamente impossível.

O que é PoS?

O PoS é a sigla para “Prova de participação” e que também é um protocolo de validação de transações para o Blockchain. Porém o resultado é obtido de uma maneira diferente.

Esse protocolo consiste em algum minerador deixar sua criptomoedas no Blockchain, o que deixar por mais tempo e em maior volume, leva a comissão de transação. A vantagem é que não há necessidade de um grande poder de máquina para o computador e nem mesmo grande volume de energia consumida.

Concluindo a “Prova de participação” ou Proof-of-stake tem mais vantagens sobre o PoW, pois:

  • Tem maior velocidade nas transações
  • Menores recursos para proteção
  • Menores comissões
  • Menor consumo de energia e potência

Leia também: Mineração PoW e PoS – como obter renda passiva com criptomoedas

Compartilhar
Jansen Araujo

Fundador do Guia do Bitcoin, Criador do BitCast, o primeiro podcast especializado em criptomoedas do Brasil, e do recente Universo Cripto (UC) e agora também traz conteúdos relevantes para o CF.

This website uses cookies.