Categorias Notícias

Congresso dos EUA solicita esclarecimentos sobre taxação de criptoativos

Um grupo de deputados do Congresso dos Estados Unidos enviou uma solicitação conjunta ao Internal Revenue Service (IRS), a receita federal local. O documento pede esclarecimentos a respeito da cobrança de imposto sobre criptoativos.

Segundo a Cointelegraph, 21 deputados, democratas e republicanos enviaram uma carta à autoridade fiscal solicitando orientação sobre como declarar impostos sobre criptoativos. A ação ocorre a poucos dias do fim do prazo de apresentação das declarações de imposto de renda nos EUA, que se encerra nesta segunda-feira, 15 de abril.

Na carta, os representantes mencionaram os esforços anteriores da Receita Federal para estabelecer um tratamento fiscal para criptoativos. A carta observou que a abordagem do IRS às transações de propriedade virtual e moeda foi um dos problemas mais sérios em 2018, pois deixou muitas pessoas em dúvida sobre como declarar os lucros obtidos.

Os legisladores também observaram que o IRS divulgou orientações em 2014, mas o Inspetor-Geral de Administração Tributária solicitou uma melhor – e mais atual – orientação sobre o regime tributário dos criptoativos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A carta pede que o IRS forneça orientações sobre as consequências tributárias e os requisitos básicos de relatórios para os investidores que usam criptoativos, alegando que ainda existem “substanciais ambiguidades em várias questões importantes sobre a tributação federal”.

Especificamente, os deputados pedem que o IRS especifique métodos aceitáveis ​​para calcular a base de custo, atribuição de custos e alívio de lote dos criptoativos, bem como tratamento fiscal de hard forks, citando o Bitcoin Cash (BCH), surgido em 2017, como um exemplo.

A carta conclui dizendo que “não é razoável esperar que os contribuintes respondam satisfatoriamente a essas questões complexas enquanto o IRS permanece em silêncio”.

Neste quesito, as regras do IRS ainda parecem precárias e confusas. No Brasil, os criptoativos são tributados apenas em caso de obtenção de lucros nas operações que ultrapassem R$35 mil por mês. Nesse caso, incide o imposto de ganho de capital de 15% sobre o lucro obtido.

O prazo para a declaração de imposto de renda no Brasil vai até dia 30 de abril. Confira o guia de como declarar seus criptoativos elaborado pelo CriptoFácil!

Leia também: Faltando menos de 20 dias para término do prazo, mais de 12 milhões de declarações são entregues à Receita

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.