Categorias Notícias

Confira o ranking dos 10 melhores cursos sobre blockchain dos Estados Unidos

Uma das áreas que mais atraíram a demanda dos interessados pela tecnologia blockchain foi a educação. É notável a quantidade de cursos sobre o tema que surgiram nos últimos anos, principalmente nas grandes universidades.

A Universidade de Nicosia, no Chipre, foi a pioneira e hoje oferece um dos mais conhecidos cursos superiores sobre blockchain do mundo. Outras universidades de países como Alemanha e Inglaterra também iniciaram cursos de blockchain e criptomoedas.

E na maior economia do mundo não poderia ser diferente. A agência de notícias CoinDesk resolveu listar os 10 principais cursos de blockchain oferecidos nos Estados Unidos. A lista inclui praticamente todas as principais universidades do país – as quais também figuram no topo do ranking mundial.

De acordo com a CoinDesk, o ranking busca medir a amplitude das atividades de cada universidade, dando um peso extra aos estudos interdisciplinares. Ele não avalia a eficácia de cada programa, apenas a escala de suas atividades relacionadas à blockchain. Junto com a lista, a agência disponibilizou uma tabela contendo a pontuação de cada curso, de acordo com seus critérios. A ordem das universidades obedece à ordem de pontuação no ranking.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

E a melhor parte é que a maioria dos cursos listados podem ser feitos gratuitamente, através dos sites das universidades. Portanto, não há desculpa para não se manter atualizado sobre as novidades do mercado de blockchain com qualidade e sem pagar nada.

Vamos à lista:

Universidade de Stanford

No topo da lista está a Universidade de Stanford, localizada na Califórnia. A instituição oferece cursos interdisciplinares, como “Moeda Digital e Cibercrime”, que permitem aos alunos das renomadas faculdades de Direito, Administração e Informática de Stanford estudarem colaborativamente os assuntos blockchain e criptomoedas.

Stanford também se estabeleceu como um campo de professores conhecidos na indústria. Kathryn Haun, ex-promotora federal e agora sócia-geral da Andreessen Horowitz, ministrou uma aula de gerenciamento chamada “Criptomoeda”, ao lado de Susan Athey, economista de renome mundial.

Outros líderes do setor também se viram atraídos pela universidade. Balaji Srinivasan, ex-CEO da Earn.com e atual CTO da Coinbase, ministrou em conjunto um curso sobre Bitcoin no Departamento de Ciência da Computação.

Além disso, a universidade atraiu investimentos significativos da indústria de blockchain. A Fundação Ethereum e outras fundaram o Centro de Pesquisas em Blockchain de Stanford, um projeto de cinco anos dedicado a trabalhar nos muitos desafios envolvendo esse mercado.

No entanto, como todas as outras escolas, Stanford enfrenta o desafio de reter esses professores talentosos e, simultaneamente, continuar a desempenhar um papel de liderança no desenvolvimento da indústria.

Universidade da Califórnia, Berkeley

Única instituição pública no ranking, a UC Berkeley demonstra que as universidades podem permanecer na vanguarda das tecnologias emergentes sem cobrar taxas elevadas. Com a reputação de uma das melhores escolas de engenharia dos EUA, a UC Berkeley oferece vários cursos de informática de alto nível sobre o assunto.

No entanto, a escola também se esforça para oferecer educação interdisciplinar, com cursos como o intitulado “Blockchain, Criptoeconomia e o Futuro da Tecnologia, Negócios e Direito”. Este curso, que atrai professores das escolas de negócios, ciência da computação e direito, pavimenta ainda mais a reputação de Berkeley como grande centro de ensino.

Talvez o mais importante, a universidade possui uma das comunidades mais vibrantes do país. A organização estudantil Blockchain, em Berkeley, traz cursos, constrói produtos e realiza trabalhos de consultoria paga para grandes empresas como a Airbus e a Qualcomm. As faculdades de Direito e Administração de Berkeley também possuem seus próprios clubes relacionados à blockchain.

Universidade de Nova York

A Universidade de Nova York foi uma das primeiras a oferecer um curso relacionado à blockchain. Desde 2014, os professores David Yermack e Geoffrey Miller ofereceram o curso “Moeda Digital, Blockchains e o Futuro dos Serviços Financeiros”, que se concentra no “papel emergente das moedas digitais e blockchain, nos bancos e na economia real. o curso “Aplicações em Finanças Empresariais: Fintechs” da Escola de Negócios de Stern, ministrado por Sabrina T. Howell, lançam luz sobre a dinâmica de financiamento de novos empreendimentos em blockchain.

A NYU também possui algumas das melhores extracurriculares para blockchain. ela realizou a primeira hackathon de Bitcoin com suporte da universidade, em 2014. Foi patrocinada pela universidade Leslie Entrepreneurs Lab e se associou à empresas Chain e Blockchain. Também tem o Blockchain Lab e Blockchain Digital Asset Forum como organizações que chamam a atenção no campus.

A cidade que nunca dorme também fornece acesso a um ecossistema ativo de startups que trabalham com blockchain nas proximidades, onde os alunos podem obter estágios e trabalhos. Por exemplo, uma curta viagem de metrô leva você até a sede da ConsenSys, empresa líder em tecnologia baseada em Ethereum.

Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)

Os estudantes interessados em aprender os fundamentos técnicos das criptomoedas e da tecnologia blockchain dificilmente encontrarão uma opção melhor do que o MIT. Com cursos como “Cryptocurrency Engineering and Design”, ministrados em conjunto por Tadge Dryja, coautor do jornal Lightning Network e ex-CTO da Lightning Labs, e Neha Narula, diretora da Digital Currency Initiative (DCI) do MIT, os alunos podem ganhar exposição a os mais recentes avanços na tecnologia.

Os alunos também podem se beneficiar do extenso conhecimento técnico do MIT, que contribuiu para a fundação de protocolos centrais da Internet, criptografia de chave pública e outras peças-chave da infraestrutura moderna da web.

Para não ficar para trás, a escola de negócios Sloan do MIT oferece cursos como “Blockchain and Money”, expondo os alunos às implicações comerciais e regulatórias da tecnologia.

Universidade de Cornell

A universidade de Cornell traz alguns cursos superiores de ciência da computação para o mix com “Blockchains, Criptomoedas e Smart Contracts”, ministrado por Ari Juels e Rafael Pass, e “Blockchain e Consenso Distribuído”, ministrado por E. Shi.

Enquanto os estudantes lideram o clube Cornell Blockchain no campus, uma organização muito mais profissional compartilha uma conexão com a escola. A IC3 (Initiative for Cryptocurrencies & Contracts) é uma iniciativa de membros do corpo docente da Cornell e de outros importantes centros educacionais, como a UC Berkeley e a Universidade de Londres. Eles buscam colaborar com especialistas em finanças e bancos, empreendedores, órgãos reguladores e comunidades de software de código aberto para estudar a ideia de blockchain desde a concepção até a implementação prática.

Universidade de Georgetown

A Universidade de Georgetown, conhecida nas áreas de ciência política e negócios, em vez de sua perícia em engenharia, encontrou seu nicho no ecossistema blockchain, tirando vantagem de sua conexão com os círculos de formulação de políticas na capital, Washington DC.

A maioria dos cursos de blockchain da Georgetown é cortesia de sua faculdade de Direito, onde os alunos podem se inscrever para cursos como “Criptomoedas, Ofertas de Moedas Iniciais e o Seminário de Direito”. Chris Brummer, duas vezes indicado para servir como Comissário da Commodity Futures Trading Commission (CFTC), e Patrick J. McCarty, que atuou em quatro reguladores financeiros diferentes e foi membro sênior da equipe em vários comitês do Congresso, leciona o curso.

Perianne Boring, fundadora e presidente da Câmara de Comércio Digital, ministra em conjunto um curso para estudantes de graduação em administração.

Universidade de Harvard

Mais famosa universidade dos EUA, a Universidade de Harvard oferece alguns cursos de ciência da computação como “Introdução ao Blockchain e Bitcoin”, ministrados por Julian Avila. Lá também existe um curso de negócios com foco compartilhado em blockchain chamado “Empreendedorismo e Inovação” ministrado por James C. Fitchett.

O Harvard Blockchain Group e o Harvard Undergraduate Blockchain Group ajudam a gerar interesse no campus por meio de eventos e depois de horas de conteúdo educacional. O primeiro se concentra em estudantes da Escola de Graduação em Design, enquanto o segundo é aberto ao público geral. Harvard também oferece um local exclusivo para interação com parceiros no espaço educacional como o MIT e empresas na área da grande Boston.

Universidade Duke

O programa de blockchain da Universidade Duke surgiu dos esforços pioneiros de um único professor da escola de administração, Campbell Harvey. Em 2014, Harvey estreou o curso “Inovação e Cryptoventures”. O curso recebeu uma resposta inicial fraca, mas Harvey disse à Bitcoin Magazine que espera que mais da metade da turma de 2018 da Escola de Negócios da Duke faça o curso antes da formatura.

O curso preparou o terreno para iniciativas em outros departamentos. Até mesmo os estudantes participaram, com alunos de graduação ministrando um curso sobre tecnologia blockchain.

Harvey também ajudou a fundar o Duke Blockchain Lab, uma organização estudantil que reúne estudantes, professores e profissionais. O laboratório fornece uma conexão com a comunidade profissional de blockchain, com muitos membros atuais e ex-membros do laboratório trabalhando em empresas líderes do setor.

Universidade Carnegie Mellon

A Universidade Carnegie Mellon é reconhecida pelo calibre de seu programa de engenharia. Cursos que surgiram em salas de aula como “Criptomoedas, Blockchains e Aplicações”, ministradas por Nicolas Christin e Kyle Soska. O curso aborda os aspectos tecnológicos, legais e de negócios da tecnologia Blockchain.

O clube CMU Blockchain oferece aos alunos protótipos de projetos em blockchain em diferentes setores, da Internet das Coisas (IoT) à agricultura. O clube possui atualmente 100 membros.

Universidade da Pensilvânia

Embora a Universidade da Pensilvânia ainda não ofereça tantos cursos quanto seus pares, um núcleo de entusiastas no campus ajudou a criar uma comunidade vibrante. Professores como Kevin Werbach, professor de Estudos Jurídicos e de Ética nos Negócios, ajudaram a promover o crescimento no campus.

O apoio de professores, bem como o interesse substancial de alunos da renomada escola de negócios Wharton, da Pensilvânia, preparou o palco para a formação do clube Penn Blockchain, que conta com centenas de alunos de várias formações acadêmicas e organiza uma conferência anual.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.