Categorias Notícias

Confira 15 ferramentas de privacidade online indicadas para leigos

O lançamento do Bitcoin em 2009 foi uma lufada de ar fresco para os cripto-anarquistas que esperavam por um método de pagamento descentralizado e livre do controle do Estado, uma moeda que lhes proporcionasse controle total sobre suas finanças.

10 anos depois, os desafios para aprimorar a privacidade no meio digital ainda são bastante relevantes – como Mark Zuckerberg e o Facebook fizeram questão de demonstrar. Felizmente, já existem vários aplicativos e serviços fáceis de usar que permitem aos mais leigos no assunto – que sequer conhecem o termo “cypherpunk” – usufruir dos benefícios da proteção à privacidade.

Neste guia, destacaremos 15 ferramentas on-line para cripto-anarquistas, defensores da privacidade, algoristas e também qualquer pessoa que valorize sua privacidade na era digital da atualidade.

Carteiras de criptomoedas

A Samourai Wallet é uma carteira de Bitcoin criada para “impedir a vigilância e a censura baseadas em blockchain”. Essa carteira funciona em celulares com sistema Android, não faz a custódia das chaves privadas e não exige nenhum endereço de e-mail ou verificação de identidade. Além disso, ela vem com suporte à rede Tor e com um VPN interno para fornecer a máxima privacidade ao usuário.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A Wasabi Wallet é outra opção popular entre os usuários de Bitcoin fanáticos por privacidade. A Wasabi é uma carteira de código aberto e sem custódia disponível para Linux, Mac OS e Windows. A carteira de desktop vem com a integração do Tor e a troca de moedas sem a necessidade de intermediários, tudo para fornecer privacidade e fungibilidade aos seus usuários.

Navegadores

Os navegadores são uma das ferramentas que mais contribui para a perda de privacidade. Praticamente todos eles mantêm um registro de dados do usuário, permitindo que empresas possam utilizar esse registro para fazer anúncios direcionados.

O navegador Brave visa proporcionar aos seus usuários uma experiência de navegação na Internet privada, segura e rápida. Esse navegador relativamente novo é popular entre os usuários de criptomoedas devido ao foco na privacidade e por bloquear anúncios. Ele também oferece a opção de monetização de anúncios integrada para os usuários: você pode optar por ver anúncios de parceiros do Brave e em troca receber criptomoedas por isso. Assim, você deixa de ser um “produto” dessas empresas e passa a ser um verdadeiro parceiro.

O navegador Tor é sem dúvida o navegador mais popular no que se refere à privacidade. Ele permite que os usuários da Internet se protejam contra rastreamento e vigilância. O Tor direciona o tráfego através de uma rede de sobreposição para ocultar os locais e os dados de uso de seus usuários.

Serviços de email

O ProtonMail se estabeleceu como um dos mais populares provedores de serviços de e-mail criptografado. A plataforma fácil de usar permite que indivíduos troquem e-mails em particular sem que um provedor, como o Google, bisbilhote seus e-mails. Além disso, o ProtonMail também está disponível para smartphones por meio de seu aplicativo.

O Tutanota é outro serviço de email privado popular que aplica criptografia de ponta a ponta (a mesma utilizada por WhatsApp e Telegram) aos seus emails. Isso faz com que apenas os destinatários pretendidos possam ler as mensagens trocadas. A equipe por trás da Tutanota acredita que a privacidade é um direito humano fundamental e desenvolveu sua plataforma com isso em mente.

Marketplaces

O Haven é um marketplace relativamente novo voltado para a privacidade. Usando o aplicativo Haven, você pode enviar mensagens privadas a outros usuários, armazenar e transferir criptomoedas e comprar e vender mercadorias (por meio de criptomoedas) em uma plataforma de comércio eletrônico que não espiona seus usuários.

O OpenBazar é sem dúvida o marketplace mais popular do setor de criptomoedas disponível atualmente. O protocolo de código aberto permite que os usuários comprem e vendam produtos on-line em uma plataforma descentralizada que não requer nem armazena informações do usuário. Além disso, o uso de criptomoedas como forma de pagamento aumenta o nível de privacidade de fornecedores e clientes.

Aplicativos de mensagens

Mesmo com a criptografia ponta a ponta, o WhatsApp desperta receio dos usuários quanto a privacidade, principalmente pelo fato do aplicativo pertencer ao Facebook. Felizmente, existem outras alternativas de aplicativos do tipo para quem busca fugir do WhatsApp e do Telegram.

O FrozenChat é um aplicativo de bate-papo para telefones Android que permite que os usuários enviem e recebam mensagens criptografadas de ponta a ponta. Assim que você digita algo, ele é criptografado, mesmo antes de ser enviado, o que garante que sua conversa possa permanecer privada.

O Signal é um dos aplicativos de mensagens criptografadas mais confiáveis ​​disponíveis hoje. Até o ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês), Edward Snowden, recomenda seu uso. O aplicativo de código aberto está disponível para iOS e Android e aproveita a criptografia avançada de ponta a ponta para fornecer privacidade a seus usuários.

Motores de busca

Cansado de deixar seus dados em poder do Google e não suporta utilizar o Bing da Microsoft? Também é possível utilizar alternativas privadas de busca.

O DuckDuckGo é provavelmente a alternativa privada mais popular ao Google. Ao contrário do seu “irmão mais velho” de Mountain View, o DuckDuckGo não coleta o histórico de pesquisa do usuário e o fornece a terceiros para fins de marketing (e só Deus sabe o que mais).

O StartPage é outra alternativa do Google que se refere como “o mecanismo de pesquisa mais privado”. Assim como o DuckDuckGo, ele não coleta seus dados e os vende para outras empresas. Você pode usar o StartPage e saber que seus dados de pesquisa estão seguros.

Redes privadas virtuais

Se você mora num país onde o governo costuma proibir o uso de certos sites – como o Brasil fez com o site Mega nesta semana – utilizar uma VPN para burlar esses bloqueios é uma alternativa que pode representar um grande valor.

O ExpressVPN é uma das redes privadas virtuais mais populares que oferece aos usuários a capacidade de ocultar seus locais IP. O ExpressVPN anula as restrições de censura e conteúdo para fornecer aos usuários acesso ao conteúdo que eles desejam, independentemente de sua localização física.

O NordVPN é uma VPN líder de mercado que fornece aos usuários uma experiência segura e criptografada de navegação na Internet. O NordVPN não armazena logs e pode até bloquear anúncios irritantes para você.

O Acesso à Internet Privado (PIA, na sigla em inglês) é relativamente conhecido na comunidade de criptomoedas, pois aceita o bitcoin como forma de pagamento. A PIA possui mais de 3.300 serviços em 32 países para permitir que os usuários ocultem sua localização de olhares indiscretos.

Nos dias de hoje, onde temos o big data e a ascensão dos estados semi ou totalmente policiais, podemos aprender muito com cripto-anarquistas e defensores da privacidade. As ferramentas on-line listadas acima não são apenas para usuários que buscam privacidade, mas para todos que não desejam que suas informações pessoais sejam usadas sem o seu consentimento. Para proteger sua privacidade, você deverá agir.

Leia também: Criptoativos focados em privacidade são menos usados que o Bitcoin na deep web, diz CEO de empresa de dados

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.