Categorias Notícias

Compre um produto obsoleto! Saldão de mineradoras Asic para Monero depois do hard fork

Parece que os desenvolvedores venceram a primeira batalha contra a Bitmain e os mineradores Asic, pelo menos no caso da Monero e de seu algoritmo de consenso Cryptonight Proof-of-Work (PoW). Agora, de acordo com uma reportagem da CCN, agência de notícias internacional, os fabricantes de hardware de mineração começaram a vender suas máquinas Cryptonight ASIC por um preço irrisório depois que o XMR executou um hard fork para manter a resistência aos ASIC.

A atualização na Monero não afetou somente a Bitmain e seu Antminer X3, mas também uma empresa menos conhecida, a Baikal Miners, que também afirmou ter desenvolvido um Cryptonight ASIC, inclusive dias antes do anúncio oficial da Bitmain. Agora, entretanto, como as ASICs têm uma vulnerabilidade crítica – elas não podem ser reprogramadas – consequentemente tornaram-se obsoletas para a Monero e só podem ser utilizadas para mineração de outras moedas baseadas em Cryptonight, no caso Electroneum, Bytecoin e Sumokoin.

Como a demanda para mineração destas moedas não é grande e tampouco a rentabilidade a elas atribuídas, a Bitmain e a Baikal estão sentadas em um monte de dispositivos quase inúteis. No entanto, se por um lado a Bitmain, a maior empresa produtora de Asic e controladora de um dos maiores pool de mineração de Bitcoin do mundo, o Antpool, ela pode suportar perdas com seu dispositivo (embora a Bitmain esteja encabeçando um movimento para a “criação” da Monero Classic), já a Baikal está fazendo um saldão de seus equipamentos, oferecendo cinco mineradoras pelo preço de uma.

O Monero não é a única grande criptomoeda que considerou usar um hard fork para manter a resistência ao ASIC. A Siacoin também fez o mesmo e a Ethereum, a segunda maior criptomoeda em valor de mercado, iniciou o mesmo debate. Embora Vitalik Buterin, criador e principal desenvolvedor da Ethereum, acredite que não é necessário realizar um hard fork para impedir a Bitmain, tendo em vista que o roteiro do Ether passa pela mudança para outro algoritmo de mineração Proof-of-Stake, (PoS).

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Leia também: Computação quântica não vai quebrar as criptomoedas, aponta colunista da Forbes

Leia também: Comunicado de venda do software Decent – 10/09/2016

Leia também: Comunidade autônoma da Espanha é a primeira do país a adotar blockchain na administração pública

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.