Colunistas

Como fazer e recuperar backup de carteira de criptomoedas

Há pouco tempo, nós, do CriptoFácil, lançamos um vídeo sobre as principais hardware wallets que estão disponíveis no mercado brasileiro e recebemos muitas perguntas sobre o que fazer caso haja algum problema com a carteira, como quebra, queima ou perda.

Nesse vídeo eu, Paulo Aragão, cofundador do CriptoFácil, demonstro na prática, de forma clara e direta, como utilizar suas palavras seed para fazer o backup de sua carteira e como recuperar as palavras seed para acessar os ativos de uma outra carteira.

No vídeo, eu faço todo o passo a passo – desde a anotação das palavras seed até a recuperação de outra carteira – usando uma SecuX com configurações de fábrica.

Veja abaixo o passo a passo:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Após ligar a carteira, será perguntado se ela será uma “new wallet”, ou seja, uma nova carteira.

Caso o usuário responda que “sim”, serão geradas as palavras seed. Se responder que “não”, serão solicitadas as palavras seed da carteira a ser recuperada.

Configurando uma nova carteira

No caso de uma nova carteira, o dispositivo vai exibir uma mensagem informando que as palavras seed serão exibidas e pedindo que o usuário as anote. Esse passo é extremamente VITAL para recuperação da sua carteira.

Em seguida, as palavras começarão a ser exibidas e você deve anotá-las em um lugar seguro. Eu uso uma KriptoSteel por questões de segurança, porque ela é à prova de fogo e à prova do tempo.

Depois, será feita uma checagem para garantir que você anotou as palavras.

Recuperando uma carteira

Se você quiser usar a carteira para recuperar uma outra wallet a qual não tem mais acesso, o dispositivo vai perguntar primeiro quantas palavras compõem sua seed (podem ser 12, 18 ou 24).

Após selecionar a opção adequada, é só ir digitando as palavras na ordem certa.

Lembrando que é possível – mas não recomendado – recuperar uma hardware wallet em uma wallet conectada à internet e vice-versa.

Leia também: Bitcoin já é aceito como moeda em alguns lugares do Brasil

Leia também: Secret Network: a plataforma de privacidade de dados para a Web 3

Leia também: Cardano aumentará o tamanho dos blocos para otimizar a rede 

Compartilhar
Paulo Aragão

Economista, empreendedor, Vascaíno e apaixonado por criptomoedas. Acredita que o futuro é descentralizado e que estamos no caminho certo. Me siga no twitter: https://twitter.com/paulo_aragao

This website uses cookies.