Categorias Notícias

Com novas sanções, volume de negociação de Bitcoin na Rússia dispara 150%

Os volumes de negociação entre o rublo russo e o Bitcoin (BTC) atingiu o maior valor em quase 9 meses, de acordo com dados da empresa de análise Kaiko. De fato, o volume total já superou 1,5 bilhão de rublos e praticamente triplicou em relação ao recorde anterior.

A mesma situação ocorreu na Ucrânia, com um aumento nos volumes entre BTC e a hrvynia. No entanto, a procura na Ucrânia não chegou aos níveis do que ocorreu na Rússia.

“A atividade foi concentrada em bilhões”, disse Clara Medalie, analista da Kaiko. “O volume de negociação entre hryvnia e BTC também aumentou, mas não tanto quanto o recorde anterior”.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O novo recorde surge em meio a uma série de novas sanções aplicadas pelo Ocidente contra a Rússia. O país teve parte de seus bancos cortados do Swift, sistema internacional de transferências. Como resultado, tanto o preço do rublo quanto a taxa de juros experimentaram forte volatilidade.

Rublo afunda e juros disparam

Com o bloqueio do Swift, os bancos russos estão proibidos de realizarem ou receberem transferências internacionais. Na prática, contas e serviços como cartões de crédito estão isolados do restante do mundo.

Esta foi a medida mais dura entre as sanções aplicadas contra a Rússia desde o início do conflito, e causou forte volatilidade. O rublo abriu em forte queda de 30% na manhã desta segunda-feira (28), com um dólar atingindo 118 rublos. Porém alguns bancos vendendo dólares a uma taxa de 180 rublos.

Para tentar conter a disparada do dólar, o Banco Central da Rússia dobrou a taxa de juros, que saiu de 9,5% para 20%. A medida parece ter amenizado a queda da moeda local, que agora opera em baixa de “apenas” 11%.

Os títulos de dívida da Rússia também foram penalizados, sobretudo pelas agências de classificação de risco. A S&P rebaixou a nota de crédito do país abaixo do grau de investimento na sexta-feira (25), enquanto Moody’s fará uma revisão da nota.

Se houver queda, a nota da Rússia pode chegar ao status de junk bond, ou seja, o pior grau de risco.

Por outro lado, o mercado de ações da Rússia não vai operar nesta segunda-feira, pois o banco central determinou o fechamento da bolsa de Moscou.

Filas para sacar dinheiro

Com tantos problemas, os russos ficaram temerosos de que os bancos possam não ter dinheiro. Assim, eles ainda enfrentam enormes filas para sacar seu dinheiro nos caixas eletrônicos.

O analista Ben Schaak publicou um vídeo de uma enorme fila para sacar dinheiro num shopping. Este vídeo foi gravado antes da abertura dos mercado e da queda do rublo, o que indica que os russos queriam se prevenir de uma eventual desvalorização.

No entanto, a maioria dessas pessoas não conseguiu sacar seu dinheiro a tempo, o que fez muitas delas recorrerem para as criptomoedas como porto seguro. Dessa forma, parte do grande aumento nos volumes de BTC na Rússia é explicado por este comportamento.

De acordo com os gráficos, o preço do BTC em rublos teve uma forte alta logo após o anúncio das sanções, chegando próximo dos 4 milhões. Atualmente, um BTC vale cerca de 3,5 milhões de rublos e o mercado opera em grande volatilidade.

Leia também: Yearn Finance é lançada na maior plataforma de camada 2 da Ethereum

Leia também: Empresa lança primeira stablecoin lastreada em fertilizantes do Brasil

Leia também: Pool de mineração de Ethereum cancela serviço para seus mineradores na Rússia

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.