Mercado

Coinbase vai demitir quase 1.000 funcionários em nova onda de cortes

A exchange de criptomoedas Coinbase vai promover uma nova onda de demissões, desligando cerca de 20% de sua força de trabalho, ou 950 funcionários. Essa é a segunda demissão em massa da empresa, que mandou embora 18% de seus funcionários em junho de 2022, logo após o colapso do ecossistema Terra (LUNA) que derrubou o mercado cripto.

De acordo com uma mensagem do CEO e cofundador da Coinbase, Brian Armstrong, “a difícil decisão” foi tomada visando uma “eficiência operacional adequada para enfrentar as desacelerações no mercado de criptomoedas e aproveitar as oportunidades que possam surgir.”

Coinbase demite 950 funcionários

Conforme destacou Armstrong, em 2022 o mercado cripto caiu junto com a macroeconomia mais ampla. Além disso, houve “consequências de atores inescrupulosos do setor”, disse o CEO sem mencionar a FTX. O executivo acredita que o “contágio” no mercado cripto ainda não chegou ao fim. Contudo, ele ressaltou que a Coinbase está “bem capitalizada”.

“Na verdade, acredito que os eventos recentes acabarão beneficiando muito a Coinbase (falha de um grande concorrente, clareza regulatória emergente etc.) e eles validam nossa estratégia de longo prazo. Mas levará tempo para que essas mudanças se concretizem”, ponderou ele.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Ainda segundo Armstrong, no processo de planejamento anual para 2023, ficou claro que a empresa precisaria reduzir despesas para aumentar suas chances de se sair bem em todos os cenários. E não teria como reduzir as despesas de maneira significativa, sem promover mudanças no quadro de funcionários.

O CEO da exchange disse que entrará em contato com os funcionários demitidos. No entanto, disse que já removeu o acesso destes ao sistema Coinbase a fim de proteger as informações dos clientes.

“Sei que esta última etapa parece repentina e dura, mas acredito que seja a única escolha prudente dada a nossa responsabilidade”, disse ele.

Coinbase encerrará projetos

Além dos cortes de funcionários, a Coinbase também vai encerrar vários projetos onde há menor probabilidade de sucesso. A exchange não mencionou, no entanto, quais são esses projetos.

Por outro lado, as iniciativas mantidas pela exchange terão menos colaboradores nas equipes em razão das demissões. Por fim, o CEO da Coinbase destacou os tempos sombrios eliminam as empresas ruins e fortalecem as boas:

“As empresas mais importantes não apenas sobrevivem, mas prosperam durante os mercados em baixa, sendo rigorosas com o gerenciamento de custos e continuando a criar produtos inovadores. Além disso, os tempos sombrios também eliminam más companhias, como estamos vendo agora. Mas aqueles de nós que acreditam em cripto continuarão construindo ótimos produtos e aumentando a liberdade econômica no mundo”, concluiu.

As criptomoedas estão sofrendo ao lado das ações de tecnologia desde o ano passado. Isso ocorre pois os investidores estão fugindo de ativos de risco em meio a uma recessão econômica mais ampla. O preço do Bitcoin, por exemplo, caiu quase 60% no ano passado. Enquanto isso, as ações da Coinbase caíram mais de 83%.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.