Mercado

Coinbase adquire participação na Circle, emissora da USDC

A Coinbase informou na última segunda-feira (21) que vai adquirir uma participação acionária na operadora de criptomoedas Circle Internet Financial, responsável pela emissão da stablecoin USDC – a segunda maior do mercado. Com a aquisição, a Coinbase encerrará o seu Consórcio Center administrado em conjunto. As partes não divulgaram, no entanto, o valor nem o tamanho dessa participação.

De acordo com uma publicação no blog da Coinbase, a iniciativa reflete a crença da exchange na importância fundamental das stablecoins para a criptoeconomia mais ampla.

Conforme destacou a empresa, a natureza do investimento significa que a Coinbase e a Circle terão agora um alinhamento estratégico e econômico ainda maior sobre o futuro do sistema financeiro.

“A Coinbase está comprometida com o sucesso de longo prazo do ecossistema stablecoin e da USDC, especificamente. A Coinbase e a Circle continuarão a gerar receita com as receitas de juros das reservas do USDC”, diz o anúncio.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Coinbase e Circle anunciam parceria

Segundo o novo acordo, essa receita continuará a ser compartilhada com base na quantidade de USDC mantida em cada uma das plataformas. Além disso, Circle e Coinbase agora compartilharão igualmente a receita de juros gerada pela distribuição e uso mais amplos do USDC.

“Acreditamos que as stablecoins podem promover a utilidade das criptomoedas no mundo real e ajudar a tornar o sistema financeiro global mais aberto e inclusivo”, disse a Coinbase.

Conforme destacou a exchange, a USDC tem um papel essencial no atendimento ao interesse público quando se trata de atualizar o sistema financeiro. Agora, com a parceria, a USDC será lançada em seis novas blockchains entre setembro e outubro. Isso elevará o acesso multi-chain da USDC para 15 blockchains.

A Coinbase disse ainda que o suporte para novas redes permitirá que a USDC atenda melhor a um número crescente de empresas, aplicativos e comunidades de desenvolvedores que estão escolhendo a stablecoin como o “dólar na blockchain”.

Ainda como parte do acordo, o Center Consortium, um consórcio de autogovernança gerenciado em conjunto para a USDC, deixará de existir como uma entidade autônoma. Nesse sentido, a Circle permanecerá como o emissor da USDC. As empresas concordaram que, com a crescente clareza regulatória para stablecoins, a exigência de uma governança separada não é mais necessária.

Por fim, a Coinbase destacou que a nova estrutura visa simplificar as operações e a governança. Ao mesmo tempo, busca aprimorar a responsabilidade direta da Circle como emissora da moeda. Isso inclui, por exemplo, a posse das chaves de contratos inteligentes, o cumprimento dos regulamentos de governança de reservas e habilitação da USDC em blockchains.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.