Tecnologia

Código do Tornado Cash é republicado após remoção do GitHub

Após o Tesouro dos Estados Unidos sancionarem o mixer de criptomoedas Tornado Cash, o seu código-aberto foi deletado do GitHub, plataforma de códigos-fonte e arquivos com foco em desenvolvedores da Microsoft. Além disso, três usuários que contribuíram com código do misturador de cripto tiveram as suas contas encerradas na rede.

Mas agora um professor de criptografia da Universidade John Hopkins, nos EUA, resolveu republicar o código no GitHub. Na verdade, ele criou um “fork do aquivo” do código-fonte do Tornado Cash.

Como razão para a sua ação, Matthew Green destacou que muitos de seus alunos aprenderam sobre conceitos relacionados à privacidade de criptomoedas e a tecnologia de conhecimento zero por meio do código do mixer.

Além disso, ele afirmou que pretende preservar o código-fonte do protocolo para fins de pesquisa, e não para implantação.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“A perda ou diminuição da disponibilidade deste código-fonte será prejudicial para as comunidades científica e técnica”, disse ele em um post ao GitHub.

Código do Tornado Cash volta ao GitHub

A publicação de Green teve o apoio da Electronic Frontier Foundation (EFF). A EFF é uma organização sem fins lucrativos com sede em San Francisco, Califórnia. O seu objetivo é proteger os direitos de liberdade de expressão.

Tanto Green quanto o seu colega da EFF, Kurt Opsahl, não ficaram satisfeitos com a remoção do código-fonte do Tornado Cash do GitHub.

Eles disseram que o serviço havia suprimido o discurso com a sua ação. Opsahl argumentou também que “melhorias e outras contribuições para este fork, ou qualquer outro, são discursos protegidos”. Assim, a sua publicação “não pode ser constitucionalmente proibida pelo governo sob qualquer padrão de escrutínio”.

Enquanto isso, Green disse que, se o GitHub desativar o código mais uma vez, a organização vai contestar a decisão no tribunal.

“Em meu trabalho como pesquisador e instrutor na Johns Hopkins, fiz uso extensivo do código-fonte do Tornado Cash e Tornado Nova para ensinar conceitos relacionados à privacidade de criptomoedas e tecnologia de conhecimento zero”, disse ele.

Ainda segundo o professor, a sanção ao mixer de cripto aumenta a perspectiva de que o governo dos EUA possa usar sanções para “proibir a distribuição de código-fonte e o discurso científico”.

Sanção ao Tornado Cash

Vale destacar que desde que os EUA sancionaram o Tornado Cash, exchanges, plataformas e empresas de cripto passaram a banir usuários que interagiram com o mixer. Isso inclui, por exemplo, a Circle, emissora da moeda digital estável USD Coin (USDC), e supostamente o mercado de NFTs OpenSea.

Na contramão disso, a Tether anunciou que, por ora, não irá bloquear os endereços que tiveram interações com o mixer. De acordo com a equipe, as autoridades não exigiram isso.

“O congelamento unilateral de endereços no mercado secundário poderia ser uma medida altamente perturbadora e imprudente por parte da Tether. Mesmo que a Tether reconheça atividades suspeitas em tal endereço, completar um congelamento sem a instrução verificada de autoridades legais e de outros órgãos do governo pode interferir nas investigações”, disse a Tether.

Leia também: Análise Ethereum; ETH em tendência de baixa

Leia também: M&M’s lança produtos limitados inspirados na coleção de NFTs Bored Ape Yacht Club

Leia também: Passa de R$ 5 milhões recompensa por encontrar bugs no Ethereum antes do The Merge 

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.