Tecnologia

Circle lança solução para mover USDC entre blockchains

A Circle, emissora da stablecoin USDC, anunciou nesta quarta-feira (26) o lançamento de uma solução que permitirá movimentar a moeda digital estável entre diferentes blockchains. O chamado Cross-Chain Transfer Protocol (CCTP) é um protocolo sem permissão, criado para desenvolvedores que permite “teletransportar” a stablecoin.

De acordo com a Circle, a solução oferece “um nível incomparável de interoperabilidade, segurança, liquidez e experiências de usuário simplificadas”.

“Com a USDC sendo um ativo garantido fora da cadeia, o CCTP dá à USDC a capacidade única de ser ‘teletransportado’ entre as redes, onde a USDC é efetivamente destruída na rede de origem e recriada em 1:1 na blockchain de destino. As reservas em dólares dos EUA permanecem intactas”, destacou a Circle.

USDC em diferentes blockchains

Conforme destacou a empresa no anúncio, desde o final de 2021 a USDC está presente de forma nativa em oito blockchains: Ethereum, Solana, Avalanche, TRON, Algorand, Stellar, Flow e Hedera.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Na prática, isso permite que os desenvolvedores escolham entre diferentes dimensões de escala, custo e capacidade. Agora, com o CCTP a USDC poderá ser transferida entre blockchains. Por enquanto, o recurso só permite mover a moeda da rede Ethereum para a rede Avalanche. Mas outras blockchains devem ser incluídas a partir do segundo semestre de 2023.

De acordo com a Circle, a capacidade do CCTP de conectar blockchains pode oferecer suporte a experiências de pagamento mais simples e seguras, nas quais os clientes podem enviar e receber USDC sem precisar saber em qual blockchain sua USDC reside.

Além disso, aplicativos baseados em CCTP podem permitir que os usuários realizem várias transações entre blockchains com a USDC. Por exemplo, será possível trocar ativos digitais como ETH em Ethereum para AVAX em Avalanche.

Solução ajuda a resolver problemas de liquidez de DeFi

A solução permitirá ainda fazer depósitos em uma exchange descentralizada (DEX) com USDC proveniente de outra blockchain e comprar NFTs entre blockchains.

“Em nossa busca por construir o melhor protocolo de dólar na Internet, o CCTP oferece interoperabilidade nativa da USDC em toda a Web3”, disse João Reginatto, VP de Produto. “O CCTP ajuda a resolver os problemas atuais de liquidez de DeFi, bem como a ineficiência de capital devido aos riscos e à natureza fragmentada dos ativos vinculados.”

Ainda segundo a Circle, vários aplicativos, carteiras, pontes e protocolos de mensagens já estão ativos com CCTP. A lista inclui: Celer, Hyperlane, LayerZero, LI.FI, MetaMask, Multichain, Rarimo, Router, Socket, Wanchain e Wormhole.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.