Categorias Notícias

China utiliza a tecnologia blockchain para dar adeus às fraudes com cheques

O banco central da China, embora condene as criptomoedas, tem trabalhado ativamente com a tecnologia blockchain e, como revelou um artigo publicado pelo Financial News, já terminou o desenvolvimento de um sistema utilizando a cadeia de blocos que digitaliza cheques emitidos por empresas do país.

De acordo com a publicação, Di Gang, vice-chefe do laboratório de pesquisa em moeda digital do Banco Popular da China, disse que o departamento “completou a infra-estrutura de um sistema que emite cheques digitais baseados em blockchain com tecnologia de contratos inteligentes”.

O trabalho seria fruto de mais de um ano de pesquisas e desenvolvimento da aplicação que pretende eliminar as fraudes em cheques no mercado chinês. Um teste, em um ambiente virtual, já foi executado com sucesso. Um dos principais benefícios do sistema, segundo ele, é fornecer aos reguladores uma visão geral transparente de todo o ciclo de vida de um cheque digital, independentemente de estar sendo resgatado em dinheiro ou usado como garantia para fazer backup de outros ativos corporativos.

“Uma vez que as regras do contrato inteligente são definidas na blockchain, nenhum participante pode alterar o sistema e mesmo para atualizações de código, os reguladores terão acesso total ao registro, o que aumenta a eficiência regulatória e reduz o custo por meio da remoção de um processo de verificação cruzada manual para as transações”, disse Di.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.