Categorias Notícias

China pressiona e G7 vai discutir regras sobre CBDC

A liderança da China em lançar sua moeda digital de banco central, ou CBDC, está pressionando o G7 a discutir o tema na reunião do grupo realizada nesta sexta-feira (4).

No encontro, as lideranças financeiras das principais economias do mundo irão abordar as regras envolvendo a emissão dessas moedas digitais. O objetivo é criar uma estrutura regulatória internacional.

Na reunião realizada em Londres, os ministros das finanças do G7 tentarão solucionar possíveis problemas decorrentes de moedas digitais emitidas pelos Estados.

A previsão é que novas regras para a iniciativa sejam anunciadas nos próximos meses.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

G7 quer transparência com moedas digitais

De acordo com o portal Nikkei Asia, a pressão agressiva da China para emitir seu yuan digital levantou preocupações de que isso poderia gerar uma nova zona econômica.

Consequentemente, essa nova estrutura poderia abalar o sistema monetário atual baseado no dólar dos Estados Unidos.

Além disso, um sistema em torno da moeda digital inviabilizaria os bloqueios e sanções dos EUA contra o país asiático.

Atualmente, a China é um dos países com o projeto de moeda digital mais bem encaminhado. O yuan digital começou a ser testado em diversos estados pela China em outubro do ano passado. A expectativa é que a CBDC chinesa seja lançada de forma oficial já em 2022.

Contudo, especialistas apontam que, com o yuan digital, a China passaria a ter acesso aos dados de transações dos cidadãos. E isso é visto com uma potencial arma para violação da privacidade dos usuários.

Nesse sentido, em sua reunião anterior, o G7 e os líderes de bancos centrais emitiram um comunicado exigindo transparência para emissão dessas CBDCs.

Paralelamente, foi criado um grupo de pesquisa composto por sete bancos centrais em conjunto com o Banco de Compensações Internacionais. Juntas, as lideranças delinearam os princípios básicos para as moedas digitais dos bancos centrais.

Um dos pontos diz que um banco central não deve comprometer a estabilidade monetária ou financeira com sua moeda digital.

Agora, a ideia é aprofundar as discussões em torno das CBDCs e desenvolver mais detalhadamente esses princípios.

Leia também: Tem apenas R$ 100 para investir em criptomoedas? Invista mesmo assim 

Leia também: Elon Musk é proibido pela SEC de falar sobre 9 assuntos no Twitter 

Leia também: Ethereum pode ser superado por Solana e Binance Smart Chain

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.