Categorias Notícias

China lança sistema de licitação de recursos públicos baseado em blockchain

A cidade de Kunming, localizada na província de Yunnan, na China, lançou o primeiro sistema de licitação de recursos públicos baseado em blockchain no país.

Apelidada de “Kunyilian”, a plataforma permite que empresas públicas e privadas façam lances em projetos governamentais e garantam recursos alocados pelo governo. Esses recursos incluem capital, tecnologia e infraestrutura.

Kunyilian

Desde sua fase de testes, Kunyilian registrou quase 60.000 certificados em blockchain. Além disso, o sistema permitirá que mais de 30.000 organizações façam lances por recursos governamentais na província.

Por outro lado, o lançamento do Kunyilian coincide com o plano da China de criar uma nova infraestrutura de ponta e se recuperar das perdas econômicas da pandemia de coronavírus.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Assim, Kunyilian conta com a tecnologia blockchain como serviço (BaaS) desenvolvida pela empresa de tecnologia chinesa Tencent.

Portanto, espera-se que a plataforma facilite o compartilhamento de dados e aumente a segurança, validando a credibilidade das entidades envolvidas no processo de licitação.

Em 2019, a Tencent registrou mais de 700 patentes para software de armazenamento de mídia, hardware e tecnologia blockchain.

Com isso, os registros da empresa passaram a representar 12% das estimadas 5.800 patentes de blockchain registradas na China no ano passado.

Fundo blockchain

Recentemente, Jieqing Tan, vice-presidente do Congresso Nacional do Povo (NPC), sugeriu a criação de um fundo especial para o desenvolvimento da indústria de blockchain.

Assim, segundo Tan, o objetivo do fundo é apoiar o desenvolvimento e o crescimento de várias empresas promissoras de blockchain. Além disso, busca incentivar a inovação da tecnologia em blockchain e cultivar várias empresas unicórnio no espaço DLT.

Ao apoiar o desenvolvimento da indústria de blockchain, Tan acredita que a tecnologia “modernizará” o sistema de governança do país.

“Do padrão de tecnologia inferior; desenvolvimento de aplicativos do setor intermediário; design do sistema de nível superior; o sistema de planejamento estratégico tridimensional nacional de tecnologia, indústria e supervisão de blockchain deve ser bem coordenado”, disse.

Leia também: Mastercard tenta patentear plataforma blockchain no Brasil e tem pedido negado

Leia também: Maior mineradora de ouro do mundo realiza primeira venda em blockchain

Leia também: Belo Horizonte reconhece blockchain como meio para apresentar provas

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.