Categorias Notícias

CEO da Western Union afirma que o serviço não aceitará transferência de criptoativos tão cedo

O CEO da Western Union Co., maior empresa de transferência internacional de valores do mundo, jogou um verdadeiro balde de água fria em quem esperava que o banco poderia adotar ativos digitais em sua plataforma.

Em uma palestra dada ao Clube de Economia de Nova York na última quarta-feira, 13 de junho, Hilmek Ersek explicou que os clientes tendem a ir mais em direção às moeda fiduciárias do que às moedas digitais, devido a possibilidade de uma utilização mais ampla das primeiras como dinheiro.

“Os consumidores nos dizem o que querem. As pessoas não estão pagando as contas do hospital com criptomoedas”, afirmou o CEO em sua fala.

Ersek também listou a postura geralmente cética dos bancos centrais em relação às criptomoedas como uma razão para não expandir seus serviços para esses ativos. De acordo com ele, os bancos centrais não estão dispostos a abrir mão do controle sobre as moedas nacionais para adotar uma alternativa digital ou descentralizada. Ele disse que “as nações são construídas sobre bandeiras, constituições, fronteiras e moedas”, acrescentando que nenhum banco central que abrigue uma moeda de reserva consideraria desistir desse tipo de controle.

Em dezembro do ano passado, a Western Union lançou uma campanha contra transações de transferência eletrônica envolvendo transações ativos digitais devido aos regulamentos internos da empresa. Em um post de um usuário do Reddit, a empresa informou a exchange Kraken que não processaria uma transação relacionada a moedas digitais porque esse procedimento ia contra as suas regras internas.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Em fevereiro deste ano, a Western Union confirmou que estava testando transações com o uso do sistema de liquidação baseado no blockchain da Ripple. Ersek disse: “Estamos procurando especialmente na liquidação de processamento e otimização de capital de giro, também na parte de regulamentação, na parte de conformidade nas capacidades de blockchain.”

Apesar de ter anunciado os testes com o ativo, o interesse da Western Union parece se resumir ao uso do blockchain e seus pontos positivos, de modo que os ativos digitais continuam a ser vistos como uma ameaça principalmente aos bancos centrais e governos, os quais, usando as palavras de Ersek, jamais irão abrir mão do controle sobre as moedas e o sistema financeiro com facilidade.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.