Categorias Notícias

CEO da Braziliex diz que a XDEX pode beneficiar todo o ecossistema de criptomoedas no Brasil

Durante o Fórum BlockMaster, que ocorreu ontem, 12 de novembro, Luiz Calado, novo CEO da Braziliex, destacou que a XDEX (plataforma de criptoativos pertencente aos sócios da XP Investimentos) é uma importante plataforma para o ecossistema de criptomoedas nacional e que pode trazer novos mercados e investidores para o mercado. Calado foi questionado sobre a XDEX por um participante do fórum, durante sua palestra sobre o papel de exchanges centralizadas e descentralizadas.

“Eles conseguiram modelar a plataforma de uma forma que será muito simples para os reguladores nacionais ‘permitirem’ a XDEX; ela será muito simples de regular pois no modelo deles não terá nem entrada, nem saída de criptomoedas, ou seja, ninguém pode depositar ou sacar Bitcoins. Desta forma, os reguladores podem entender que a XDEX não pode ser usada para lavagem de dinheiro, acusação sofrida muitas vezes pelas exchanges que intermediam negociações de compra e venda do ativo”, destacou Calado.

Além disso, o CEO reforçou que a XDEX traz ao mercado, de uma maneira geral, um importante público institucional e, com ele, um novo “interesse” ao mercado de criptomoedas. “De uma maneira geral, pessoalmente, avalio como positiva a entrada da XDEX pelo fato dos sócios da XP representarem um grande operador no mercado nacional, que tem uma das maiores capilaridades e coberturas em nosso país, com reconhecimento na B3 e em todos os órgãos reguladores, isso deve trazer mais um novo perfil de investidores ao mercado que, depois de expostos ao ativo pela primeira vez na XDEX, podem migrar para outras operações, que vão desde hold a p2p, de trade a arbitragem”, aponta.

No entanto, Calado destacou que muitos usuários de criptomoedas mais tradicionais não ficaram satisfeitos com o fato de não poder sacar o Bitcoin para suas wallets, o que causou muitas críticas, injustificadas na sua visão, à Fernando Ulrich, economista-chefe da XP e integrante há bastante tempo do ecossistema de criptomoedas brasileiro.

“O anuncio da plataforma foi avaliado como meio controverso, por uma parte da comunidade, mas acredito que quando a estratégia de marketing começar efetivamente para angariar clientes eles irão esclarecer esse possível hiato e, assim como faz a XP em seus produtos, vão popularizar muito a aplicação e não irá restar duvidas que na XDEX, pelo menos até o momento, você não compra, nem vende Bitcoin ‘real’. Não acredito que eles disputem com o mercado cripto tradicional”, finalizou Calado.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.