Notícias

Caso de uso para criptomoedas: Robinhood bloqueia compra de ações

O mundo das finanças foi impactado com a polêmica envolvendo Reddit, Wall Street e GameStop. Agora, o caso virou um bom caso de uso para as criptomoedas e finanças descentralizadas.

Um fórum do Reddit, chamado WallStreetBets, resolveu impulsionar as ações da GameStop e outras empresas. A iniciativa causou prejuízos a fundos de investimentos, que começaram a “chorar” para o mercado.

O resultado foi que, nesta quinta-feira (28), o aplicativo Robinhood bloqueou a compra destas ações. Diversas figuras da esfera das criptomoedas comentaram que este é um caso de uso para a descentralização.

Figurões comentam episódio

O Robinhood é um dos mais famosos aplicativos de investimento no mercado financeiro utilizado Estados Unidos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O impedimento na compra das ações representa um episódio problemático. Dave Portnoy, lendário investidor, publicou um vídeo falando sobre isso.

Ele compara o impedimento de compra com alterar as regras em uma partida de futebol americano para manipular o resultado.

“Você não pode fazer isso, porque se você fizer isso, você pode fazer qualquer coisa. Você pode mudar as regras a qualquer momento por qualquer razão, só porque você não gosta do resultado, mesmo que antes você tenha dito que as regras não podem ser mudadas.”

O empresário e bilionário Mark Cuban, que por vezes assume papel de duro crítico do Bitcoin, também se posicionou:

“Então Robinhood e Interactive Brokers estão encerrando as negociações das ações envolvidas com o WallStreetBets porque eles estão perdendo nessas negociações? Ou então talvez eles não tenha dinheiro para permitir negociações dessa escala?

Alguém tem informações informações sobre as economicas deles?”

Mark Cuban critica posicionamento de Robinhood. Fonte: Mark Cuban/Twitter

Um usuário observou que o Robinhood recebe dinheiro da Citadel, grande fundo de investimentos dos Estados Unidos. Ele afirma que, “provavelmente”, a Citadel está por trás disso em razão dos seus clientes estarem perdendo com o episódio.

As criptomoedas também não escaparam. Pouco após bloquear as negociações das referidas ações, o Robinhood bloqueou as compras de Dogecoin.

A escolha se deu pois a Dogecoin seria o novo ativo a ser impulsionado pelo WallStreetBets.

Riqueza não é inteligência

Quem também não ficou de fora foi Anthony Pompliano. Pomp, como também é conhecido, revoltou-se com as mudanças nas regras do “livre mercado”.

Ele também criticou a inteligência dos gestores por trás dos fundos com prejuízos:

“Nós usamos riqueza como medidor de inteligência nesse país por tempo demais.

Agora basta. Existem diversas pessoas ricas e estúpidas. Abram os mercados e deixem todo mundo participar. O mercado é o árbitro supremo.

Compitam ou morram.”

Anthony Pompliano se irrita com decisão do Robinhood. Fonte: Anthony Pompliano/Twitter

Foi então que um dos fundadores da Square, Paul McKellar, comentou que a blockchain se torna cada vez a escolha mais óbvia quando uma companhia bane algo.

O trader conhecido como UB ressaltou a hipocrisia do aplicativo Robinhood, que em 2016 publicou em seu Twitter: “deixem as pessoas negociarem”.

A hipocrisia é também ressaltada por Tyler Winklevoss, um dos gêmeos bilionários fundadores da exchange Gemini.

Ele afirma que o pump causado pelo Reddit é feito por Wall Street durante anos, concluindo que o jogo está totalmente fraudado para ser contra os “pequenos”.

Pomp, o gestor Dan Tapiero e outras figuras da criptoesfera então citaram que é necessário migrar para um sistema descentralizado.

Para eles, o mundo descentralizado é a resposta para o jogo já “fraudado” que é o mercado financeiro.

Leia também: Apple e Tesla divulgam relatórios e quebram recordes em lucro

Leia também: Gestor mostra 10 criptomoedas escolhidas para seu portfólio

Leia também: Empresário diz que fenômeno da GameStop é positivo para o Bitcoin

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.