Categorias Notícias

Candidato argentino a deputado lança um NFT proprio para divulgar ideias liberais

Javier Milei, candidato à deputado nacional por Buenos Aires, na Argentina, lançou um token não fungível (NFT) na blockchain Ethereum para divulgar pautas liberais defendidas por ele.

Esta é a primeira vez na história que um político usa um NFT para fazer propaganda eleitoral.

“Meu primeiro NFT está à venda no OpenSea. Sou o primeiro político e economista do mundo a fazer uma obra de arte digital”, escreveu o candidato no Instagram.

A obra em questão é chamada “Revolução Libertária” e consiste em um vídeo de 23 segundos. O vídeo mostra uma nota de 1.000 pesos com a imagem do Banco Central da Argentina.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Durante o vídeo, o prédio pega fogo e explode. No lugar dele aparece Milei emitindo seu grito de campanha: “Viva a liberdade, droga!”

Em seguida, a nota passa a ser de 1 peso. Então, imagem de Milei como um herói é mostrada junto à cobra que identifica o movimento libertário.

NFT de campanha política

Conforme mencionado, a obra está disponível no marketplace OpenSea. A descrição do item digital contém a definição de liberalismo dada pelo economista Alberto Benegas Lynch, que Milei e seus seguidores recitam em uníssono em cada um de seus discursos.

“O liberalismo é o respeito irrestrito pelo projeto dos outros, com base no princípio da não agressão, defendendo o direito à vida, à liberdade e à propriedade”, diz a frase.

A NFT estará em leilão até as 22h (horário da Argentina) da próxima sexta-feira (10).

O horário final foi agendado para duas horas após o início do embargo eleitoral, período em que a propaganda política é restrita e os candidatos tendem a manter o silêncio na mídia e evitar qualquer declaração pública até depois das eleições para evitar a violação da lei.

Até o momento, o lance máximo para a obra é de 0,525 ETH. Além disso, conforme o preço subir, surpresas que acompanharão o token serão lançadas.

O primeiro desses extras já foi revelado: é uma pintura física da passagem libertária assinada por Milei, mas o “bônus” só será desbloqueado quando o leilão chegar à 2 ETH.

Como pode ser visto no site, há mais três surpresas, que serão lançadas com preços-alvo ainda não divulgados.

Leia também: Após pedir conselho sobre criptomoedas, Stephen Curry da NBA fecha patrocínio com exchange  

Leia também: Maior banco de El Salvador aceitará Bitcoin para empréstimos e outros serviços

Leia também: Gisele Bundchen é a nova estrela de campanha publicitária da exchange FTX

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.