Categorias Notícias

Breaking: Criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto atualiza seu status e adiciona brasileiro como amigo

O criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, pode estar mais atento ao mercado e ao desenvolvimento do Bitcoin do que se imagina e hoje, 30 de novembro, sua conta no portal P2Pfoundation, criada em 11 de fevereiro de 2009, recebeu uma atualização feita pelo usuário que postou a palavra “nour” em seu status. Pouco antes de sua postagem o enigmático e misterioso criador do Bitcoin adicionou como amigo o brasileiro Wagner Tamanaha, que mora em São Paulo e já atuou em diversas empresas de tecnologia e ser formou em comunicação na FAAP. Wagner tem feito eventos e apresentações sobre Bitcoin e blockchain, a ultima delas na agência de publicidade e propaganda WMcCann.

A “aparição” de Nakamoto ocorreu 4 anos após o último post de Satoshi, feito em 2014, em uma sala de bate papo apenas para negar alegações específicas de que sua identidade havia sido descoberta na época, desde então, muitas especulações foram feitas quanto a sua identidade e seu paradeiro, sem contudo encontrar qualquer conclusão clara e concreta sobre quem é ou quem são Satoshi Nakamoto.

“Conheci o Cristiano Casagrande no Steemit, rede social em blockchain que me cadastrei em 2016. Ele organiza o @brazilians (projeto que reúne os brasileiros por lá) e era até então o único brasileiro na lista de amigos do Satoshi na rede do P2P Foundation. Aproveitei e adicionei ele e requisitei a amizade com o Satoshi, para minha surpresa fui aprovado. Nunca falei com o Satoshi, nem conheci ele pessoalmente, apenas pedi para ser adicionado lá na rede P2P e o perfil dele aceitou agora. Estou preparando uma mensagem de agradecimento em japonês para responder ele lá no perfil. Afinal, foi uma honra ser adicionado na lista de amigos e preciso deixar público meu compromisso com o Bitcoin”, afirmou com exclusividade ao Criptomoedas Fácil, Wagner Tamanaha o mais novo ‘amigo’ do criador do Bitcoin.

O Criptomoedas Fácil entrou em contato com Cristiano Casagrande, entusiasta de criptomoedas, morador do Rio Grande do Sul que também foi adicionado pelo perfil Satoshi Nakamoto, no entanto, no caso de Casagrande, isso foi em 2014. Casagrande revelou que na P2P Foundation uma solicitação de amizade precisa ser aceita pelo usuário para que ambos sejam ‘amigos’.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Eu conheci Bitcoin em 2013 e comecei pesquisar sobre o assunto e, nisso cheguei, na conta do P2P Foundation. Solicitei a amizade e depois de um tempo, a conta me aceitou, no entanto, não consigo dizer se foi mesmo o Satoshi pois ha toda esta coisa sobre ele ser uma ou várias pessoas”, disse ao Criptomoedas Fácil, Casagrande.

No entanto, não é possível saber com clareza se foi mesmo Satoshi quem fez o post e adicionou o entusiasta brasileiro ou se foi um hacker que obteve acesso a conta e realizou as ações. A postagem é enigmática “nour” não tem um significado literal. A palavra, nour vem do árabe e é um nome frequentemente usado em famílias de origem persa, atribuído em sua maioria a mulheres. É um nome muito popular no Líbano, no Irã e no Afeganistão, segundo a crença popular, sinônimo de luz e brilho e é um nome muito importante na história islâmica.

O Criptomoedas Fácil entrou em contato com o especialista em segurança, Hamilton “Ak Algorista” Amorim, profundo conhecedor da história do Bitcoin e o maior especialista no Brasil sobre o assunto, que acreditar ter certeza que a postagem e as adições de amizade não foram feitas por Nakamoto, segundo ele, a conta de Satoshi na P2P Foundation foi hackeada já no final de 2013 e, novamente, em 2014 a conta de e-mail dele no provedor GMX, foi invadida de alguma forma e com isso todas as contas foram comprometidas, isso levou o Bitcoin Talk a suspender seu loguin entre outros desdobramentos.

Quase imediatamente após a atualização, várias pessoas, inclusive o portal Criptomoedas Fácil, tentaram estabelecer contato com o perfil P2P através de seu endereço de e-mail. No entanto, essas tentativas falharam porque o endereço está inativo. Isso pode significar que há uma nova conta de e-mail associada ao perfil P2P de Satoshi. Se for verdade, isso tornaria ainda mais difícil determinar se esta é ou não a pessoa real.  Até o momento não foi possível apurar se o perfil respondeu outras solicitações ou realizou outras comunicações.
Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.