Notícias

Brasileira baixa arquivo pirata e é vítima de dois malwares para mineração de Bitcoin

O Brasil é um dos países do mundo que mais consome pirataria, apesar do índice em queda.

Tendo em vista que hackers escondem malwares em arquivos piratas, o cenário é um prato cheio para malfeitos. E foi o que aconteceu com um gamer brasileiro.

Segundo uma publicação no fórum do site Adrenaline feita em 25 de maio, ao baixar um arquivo pirata, uma brasileira contraiu dois mineradores de Bitcoin.

Computador travando

De acordo com o usuário Rinshun, os jogos estavam com som e áudio travando, efeito conhecido como “stutter”. Ele relata que até mesmo o computador desligava sozinho.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Ao rodar um programa para encontrar malwares, descobriu um minerador de Bitcoin oculto. Contudo, os erros persistiram, fazendo com que ele pedisse ajuda no fórum. Ao que parece, o computador era utilizado por sua irmã, que teria baixado o arquivo.

Após, Rinshun passou a ferramenta conhecida como Malwarebytes, também em busca de outros malwares. Consequentemente, encontrou um segundo minerador de Bitcoin oculto.

Aparentemente, problema foi solucionado, uma vez que não há nenhuma resposta dele após relatar a descoberto do segundo minerador.

Os problemas ocorriam, possivelmente, pela capacidade computacional do dispositivo estar sendo utilizada para minerar criptomoedas. Desta forma, os outros processos ficavam lentos e travavam, pois eram executados com capacidade residual.

Ao baixar arquivos executáveis, todo cuidado é pouco.

O que fazer?

A primeira dica é ter um antivírus sempre instalado, a fim de impedir que arquivos com mineradores de criptomoedas sejam baixados.

A segunda dica consiste em observar a performance do dispositivo. Uma queda brusca repentina de performance é um grande indicador. Por exemplo, para os gamers, jogos que rodavam a 80 fps (frames por segundo) e passam a rodar a 15 fps repentinamente são um mau sinal.

Por fim, verificar a temperatura do dispositivo também é uma ótima medida. Por meio de ferramentas que analisam a temperatura, é possível verificar se ela está alta demais mesmo quando o dispositivo não está executando tarefas.

Caso estes sintomas sejam detectados, aconselha-se executar um antimalware para remover a ameaça. Após, reinstalar o sistema operacional é a medida mais adequada.

Leia também: Bitcoin caminha rumo à etapa de “frenesi”, afirma especialista em criptomoedas

Leia também: O que é mineração de Bitcoin

Leia também: Minerador desmente Craig Wright e se prova dono de 145 carteiras de Bitcoin

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.