Categorias Notícias

Brasil na vanguarda: solução inovadora que usa IA em testes de visão é premiada pela Microsoft

Uma proposta inovadora que busca por meio da Inteligência Artificial identificar problemas oftalmológicos como miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia (vista cansada), entre outros foi uma das grandes vencedoras da etapa latino-americana do Imagine Cup, uma disputa promovida pela Microsoft com foco em startups.

O Adam Robô desenvolvido pela startup Prevention, formada por brasileiros do Vale do Pinhão e que nasceu no Worktiba, em Curitiba, já foi aprovado por mais de cinco mil pessoas nos Mutirões de Cidadania, feiras de serviços gratuitos da Prefeitura de Curitiba. O Criptomoedas Fácil conversou com o criador da solução Juliano Santos que falou sobre os desafios de empreender no Brasil e a necessidade de continuar inovando para democratizar soluções como o Adam. Confira.

Criptomoedas Fácil: Como vocês acreditam que soluções como o Adam podem disponibilizar cada vez mais os benefícios da Inteligência Artificial para a vida cotidiana?

Juliano Santos: Um dos pilares de atuação do Adam Robô é tornar as inovações tecnológicas acessíveis para a população em todas as classes sociais. Acreditamos que a acessibilidade será o principal meio para tornar o Adam um dos robôs mais atuantes da América Latina e do mundo a interagir com as pessoas que oferece o acesso a saúde visual básica prevenindo e evitando a cegueira. Nossos pilares são: inovação, simplicidade e inclusão.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

CF: Você acredita que soluções como esta e muitas outras podem representar uma mudança de paradigma para a inovação no Brasil?

JS: Penso que o povo brasileiro é um dos mais empreendedores e criativos do mundo, porém empreender com algo inovador por si só já é um grande desafio. Imagine com um custo Brasil de 60 a 70%, realmente fica muito difícil, além de poucas políticas voltadas para o empreendedorismo e inovação. Mas nós, como a nova geração, devemos continuar fazendo a diferença, para podermos ser uma fonte de inspiração aos novos talentos que estão chegando, fazendo assim as mudanças para um futuro muito melhor.

CF: Como você avalia esta iniciativa da Microsoft e quais são suas expectativas agora que o projeto foi selecionado entre os melhores?

JS: Esta iniciativa da Microsoft realmente faz toda a diferença e mostra bem o próprio perfil inovador da empresa. Ficamos muito felizes de sermos selecionados entre tantos projetos maravilhosos e também de sermos o representante brasileiro mostrando ao nosso país que não temos talentos somente no futebol e no samba, mas também em tecnologia e inovação nos delegando essa nobre missão de voltarmos vitoriosos. Acreditamos fortemente no Adam Robô e na causa de prevenção a cegueira mundial e os problemas refrativos (graus) que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 5 segundos, uma pessoa fica cega no mundo e, a cada 1 minuto, uma criança. Vamos com o objetivo de trazer essa conquista de tecnologia e inovação, pois sabemos que o Adam é uma solução acessível e que irá ajudar as pessoas em todo mundo.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.