Categorias Notícias

Bosch fabrica a primeira geladeira com blockchain do mundo

A Bosch, uma das maiores empresas do mundo e que tem liderado o desenvolvimento de aplicações em Internet das Coisas (IoT), anunciou, durante a Anon Blockchain Summit, uma parceria com a Wien Energie, maior fornecedora de energia da Áustria, que permitiu a criação da primeira geladeira com blockchain do mundo.

Segundo uma reportagem da Cointelegraph, a principal função da geladeira inteligente é a capacidade de rastrear e escolher a fonte de energia que o equipamento utilizará. Cada kilowatt usado pela geladeira pode ser rastreado até a origem, diz um comunicado.

Além disso, a geladeira pode ser totalmente operada pelo celular e, por meio de um aplicativo, é possível controlar a temperatura da geladeira e do freezer, verificar se a porta está devidamente fechada e rastrear o consumo de energia e as emissões de CO2. Ainda segundo o comunicado oficial, o modelo ainda não está à venda e o produto ainda passara por testes antes do possível lançamento.

“Vemos a tecnologia blockchain como uma oportunidade para nós e já estamos testando as possibilidades na prática com os clientes-piloto. O objetivo é tornar o tema da energia mais atraente e compreensível no futuro. Até agora, a energia está simplesmente saindo das tomadas, enquanto isso, blockchain pode dar poder às máquinas”, disse o CEO da Wien Energie, Peter Gönitzer, destacando que o ecossistema descentralizado poderia contribuir para a criação de um mercado de energia transparente e de fácil utilização.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Além disso, a empresa austríaca também planeja testar a implementação de blockchain no setor de energia em uma escala maior. A empresa já fez uma parceria com a empresa de interface de blockchain Riddle & Code para implantar a infraestrutura descentralizada em uma área de desenvolvimento urbano sem nome.

Já a Bosch, vem fazendo diversas parcerias no campo da blockchain e, no ano passado, fechou um acordo com a IOTA para integrar o Tangle em dispositivos da empresa.

Leia também: Bosch faz parceria com Iota para coleta de dados

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.