Economia

Bolsa de valores de Londres anuncia que vai liberar ETNs de Bitcoin e cripto

A Bolsa de Valores de Londres anunciou nesta segunda-feira (25), que começará a aceitar solicitações para a admissão de Bitcoin Crypto Exchange-Traded Notes (ETNs ou notas negociadas em bolsa) a partir de 8 de abril de 2024. Essa decisão segue o aviso anterior da Bolsa em 11 de março, indicando sua intenção de permitir a negociação de fundos de cripto no segundo trimestre do ano.

Sujeito à aprovação pela Autoridade de Conduta Financeira (FCA) dos prospectos-base, a Bolsa planeja iniciar a negociação desses fundos na terça-feira, 28 de maio de 2024.

Essa medida visa garantir a participação máxima dos emissores no primeiro dia de negociação e permitir que os emissores tenham tempo suficiente para preparar sua documentação e cumprir os requisitos regulatórios.

“Decidimos lançar o mercado de Cripto ETNs em 28 de maio de 2024 para permitir que o máximo de emissores esteja presente no mercado no primeiro dia de negociação”, diz o anúncio.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Os emissores interessados em listar títulos no Mercado Principal em 28 de maio devem enviar as informações necessárias à Bolsa até 15 de abril. Isso inclui detalhes sobre como o emissor e/ou o ETN atenderão aos requisitos delineados no folheto informativo de Crypto ETN e um rascunho do prospecto base destacando divulgações relevantes.

No entanto, os emissores que não atenderem aos requisitos especificados, enviarem suas solicitações após 15 de abril ou tiverem seu prospecto base não aprovado pela FCA até o meio-dia de 22 de maio de 2024, não serão elegíveis para participar do primeiro dia de negociação.

O que são ETNs de Bitcoin?

Os Exchange-Traded Notes (ETNs) e os Exchange-Traded Funds (ETFs) são produtos financeiros populares utilizados por investidores para acessar diferentes mercados e classes de ativos. No entanto, há diferenças significativas entre eles em termos de estrutura, funcionamento e riscos associados.

Os ETNs são notas emitidas por instituições financeiras, como bancos, que prometem pagar aos investidores um retorno equivalente ao desempenho de um índice ou ativo subjacente, como commodities, Bitcoin, criptomoedas ou índices de ações. Eles são negociados em bolsa e os investidores podem comprar e vender ETNs durante o horário de negociação como se fossem ações.

Por outro lado, os ETFs são fundos de investimento que possuem ativos subjacentes, como ações, títulos, commodities ou outros instrumentos financeiros. Eles também são negociados em bolsa e o preço das cotas de ETF é determinado pelo valor dos ativos subjacentes que o fundo possui. Os investidores podem comprar e vender cotas de ETFs a qualquer momento durante o horário de negociação.

Uma diferença fundamental entre os dois está nos riscos associados a cada um. Os investidores em ETNs estão expostos ao risco de crédito do emissor, ou seja, se a instituição financeira que emitiu o ETN enfrentar problemas financeiros ou falir, o investidor pode perder parte ou todo o seu investimento.

Por outro lado, os ETFs também têm riscos, como o risco de mercado associado ao desempenho dos ativos subjacentes do fundo, além de custos de administração e taxas de transação. No entanto, eles geralmente têm uma estrutura mais transparente e diversificada em comparação com os ETNs.

Em termos de implicações fiscais, os ganhos de capital obtidos com a venda de ETNs são tributados como ganhos de capital ordinários, enquanto os ganhos de capital obtidos com a venda de ETFs são tributados de acordo com as regras aplicáveis aos fundos de investimento, podendo incluir tratamento fiscal favorável para certos investidores.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.