Categorias Notícias

Blockstream ativa trocas de criptoativos por Atomic Swap na sidechain Liquid

A Blockstream lançou uma nova ferramenta que permite aos usuários executarem trocas atômicas (atômic swaps) para todos os criptoativos suportados pela sidechain Liquid, conforme mostra o comunicado publicado pela empresa em 01 de julho.

A Liquid Network é uma rede paralela à blockchain do Bitcoin que funciona como uma rede de pagamentos e liquidação para exchanges, traders e outras instituições financeiras. No mês passado, a Blockstream liberou uma plataforma para emissão de tokens dentro da Liquid.

Além do suporte a recursos de privacidade, como transações confidenciais, a rede tem o objetivo de reduzir os atrasos de transações na rede do Bitcoin e permitir transferências rápidas e seguras para que os operadores possam maximizar com eficiência suas oportunidades de arbitragem.

O anúncio da Blockstream revela que as trocas atômicas serão habilitadas para “qualquer criptoativo emitido pela Liquid (L-BTC), seja ele moedas fiat tokenizadas, criptoativos, ativos certificados e muito mais”. A Blockstream também divulgou um guia de configuração da Liquid Swap Tool como parte de seus recursos para desenvolvedores.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

As trocas atômicas são uma solução que permite a troca de uma criptomoeda por outra sem a necessidade de uma infraestrutura confiável de terceiros, como uma exchange. A primeira atomic swap entre criptoativos foi realizada em 2017, entre as blockchains da Decred e da Litecoin.

Em um tuíte publicado em 01 de julho, o CEO da Blockstream e inventor do hashcash Adam Back destacou as principais vantagens da nova funcionalidade.

“A troca tática entre ativos nativos em L-BTC, L-USDT etc. é mais simples do que troca atômica de cadeia cruzada, porque a regra de transação do modelo Bitcoin UTXO – ‘entradas somam saídas’ – é estendida para somar entradas de cada tipo, e os ativos são nativamente entendidos.”

Xiangfeng Cheng, CTO da exchange Huobi Global (que também faz parte da Liquid), afirmou no mês passado que a tecnologia sidechain “aumentaria a liquidez do Bitcoin, diminuiria o tempo de transação entre operações para 1-2 minutos e até reduziria o spread entre os preços de câmbio praticados no mercado”.

Em 24 de junho, a Blockstream e a Crypto Garage firmaram um contrato derivativo no par BTC-USD, habilitado por uma tecnologia peer-to-peer (P2P) apelidada de “Discreet Log Contracts”, que tem como objetivo lidar com questões de escalabilidade e privacidade e minimizar a confiança em “oráculos externos” para contratos inteligentes.

Leia também: Empresa de blockchain conclui seu primeiro Atomic Swap na rede principal do Bitcoin

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.