Categorias Notícias

Blockchains públicas estão passando por um novo despertar, destaca Vitalik Buterin

O cofundador do Ethereum Vitalik Buterin destacou, em uma entrevista à Forkast News, que as blockchains públicas estão passando por um “novo” despertar, o que significa que para ele, elas estão enfrentando seus problemas de escalabilidade e ganhando mais atenção para além do mercado de criptomoedas e chegando as grandes instituições do mercado.

“Eu acho que as redes públicas em geral estão passando por esse tipo de despertar recentemente e acho que parte disso é que as pessoas estão entendendo as coisas que as blockchains realmente conseguem fazer e estão empolgadas com isso. No começo, acho que as pessoas eram mais conservadoras e disseram: ‘Ah, precisamos desse tipo de cadeias de permissão semi-centralizadas’. Mas, então, mais recentemente, vimos muitos desses projetos caírem por terra e as pessoas perceberam que: ‘Espere, talvez usar as redes públicas existentes seja algo realmente inovador’. Acredito que houve uma mudança interessante em torno disso.”

Buterin também destacou que as blockchains públicas agora são percebidas como mais legítimas pelas instituições que também estão usando-as para seus projetos.

“No lado comercial, acho que as redes públicas agora estão sendo percebidas como mais legítimas do que antes, inclusive nas empresas, como em qualquer lugar. Isso é algo que, como eu ouvi na China, algo que eu ouvi na Coreia, como na DevCon, até mesmo olhando para os tipos de aplicativos que as pessoas estão construindo, olhando para coisas como o banco Santander lançando títulos na rede pública no Ethereum“, finalizou.

Durante a entrevista, Buterin também citou um relatório do Deutsche Bank sugere que um dos GAFA (Google, Apple, Facebook e Amazon) ou seus colegas chineses BATX (Baidu, Alibaba, Tencent, Xiaomi) superará os obstáculos regulatórios e “ampliarão o apelo das criptomoedas, acelerando sua adoção e dando a elas o potencial de eventualmente substituir o dinheiro”.

O relatório Imagine 2030 observa que as criptomoedas precisam superar três obstáculos principais para se espalhar e colocar em risco o futuro do dinheiro: Elas devem tornar-se legítimas aos olhos dos governos e reguladores; permitir alcance global no mercado de pagamentos; e forjar alianças com as principais partes interessadas, como aplicativos de pagamento móvel, fornecedores de cartões e varejistas.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O Deutsche Bank prevê ainda que a tecnologia blockchain atingirá 350 milhões de usuários em 25 anos.

Leia também: Vitalik Buterin diz que uma fusão entre Ethereum 2.0 e Ethereum Classic é tecnicamente possível

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.