Notícias

Blockchain terá espaço em evento da justiça brasileira focado em inovações

Com a pandemia do coronavírus e o consequente isolamento social, eventos são realizados online.

Um destes eventos é o Expojud. Trata-se de um congresso sobre inovação, tecnologia e direito, focado no ecossistema jurídico. O evento ocorrerá entre os dias 02 e 04 de junho.

Dentre os temas de inovação a serem abordados, a tecnologia blockchain é um deles.

Justiça pode acompanhar a tecnologia?

A tecnologia blockchain é nova e, consequentemente, muitos ainda não entenderam suas nuances exatas.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Neste grupo estão uma quantia considerável de profissionais do direito. Existem decisões acertadas de magistrados que pedem que as criptomoedas não sejam demonizadas; entretanto, ao mesmo tempo, juízes que culpam o investidor por alocar dinheiro no que eles consideram “jogo de azar”.

Isto posto, mudanças estão sendo feitas para mudar este cenário. Por exemplo, os tribunais de alguns estados do Brasil estão disponibilizando cursos de profissionalização de seus magistrados.

Contudo, tendo em vista a dinamicidade dos fatos em relação ao direito, ainda há a dúvida se o legislativo é capaz de seguir a tecnologia. Ademais, outra pergunta surge: é possível que esta tecnologia seja utilizada pelo judiciário?

Este é um dos temas do Expojud, previsto para ser o segundo tópico do dia 02 de junho. Intitulado “Blockchain: a Justiça está pronta para adotar a tecnologia?”, o tema discutirá os benefícios da blockchain no setor judiciário.

O último tema do evento também tem a ver com blockchain, cujo título é “contratos inteligentes e propriedade intelectual na era digital”. O nome sugere um possível uso de blockchain na garantia dos direitos autorais de artistas.

Entretanto, não foram disponibilizados detalhes sobre nenhum dos dois temas.

Tecnologia no judiciário

Além de tecnologia blockchain, diversos outros temas estão previstos para serem abordados.

Teletrabalho, cenários possíveis após a pandemia no judiciário e inteligência artificial aplicada ao judiciário são apenas alguns dos temas.

Ademais, sistemas de inteligência também figurarão em tópicos. O envolvimento entre judiciário e tecnologia mostra uma preocupação em utilizar os novos recursos a favor da sociedade.

O evento terá início às 08:30h do dia 02 de junho, horário de Brasília. A inscrição pode ser feita neste link, totalmente gratuita.

Leia também: Rede blockchain para CPF no Brasil começa a ser implantada nos estados

Leia também: Jogadores de Minecraft poderão criar seus próprios ativos em blockchain

Leia também: Demanda de Bitcoin pode enfraquecer no Brasil

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.