Tecnologia

Blockchain Ethereum atinge 1 milhão de validadores

A blockchain Ethereum atingiu a simbólica marca de 1 milhão de membros validadores, reforçando a segurança da rede de Proof of Stake (PoS ou Prova de Participação). A marca foi alcançada nesta quinta-feira (28), conforme mostra o painel da Dune Analytics.

Fonte: Dune Analytics

De acordo com o painel da Dune Analytics, a rede Ethereum tem atualmente mais de 32 milhões de Ether (ETH) em staking. Esse montante está atualmente avaliado em cerca de US$ 114 bilhões com base no preço atual do ETH que é US$ 3.576.

O total de ETH bloqueados em staking na blockchain Ethereum corresponde a aproximadamente 26,75% do total de Ether em circulação.

Além disso, os dados compilados revelam que o protocolo Lido é o que responde pelo maior percentual de staking, 30,17%. Lido é uma plataforma de staking líquido para criptomoedas de prova de participação (PoS), com destaque para o Ethereum.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O staking líquido permite que os utilizadores recebam recompensas fazendo stake de tokens em redes blockchain de Proof of Stake (PoS) enquanto participam de outras atividades DeFi ao mesmo tempo.

Na prática, esse tipo de staking oferece uma maior flexibilidade para os utilizadores acederem à liquidez sem retirarem os seus tokens.

O Lido é relevante nesse ecossistema porque permite que usuários com uma quantidade menor de ETH agrupem seus ativos e participem da rede PoS.

Validadores da rede Ethereum

Com relação aos validadores da rede Ethereum, é importante destacar que essas entidades são responsáveis pela proteção da blockchain. Isso porque eles monitoram a rede em busca de transações maliciosas, como gastos duplos, que essencialmente consistem em gastar as mesmas moedas duas vezes.

No Ethereum, os validadores participam da proposição e validação de transações dentro da rede. Aqueles que desejam participar desse processo são obrigados a bloquear em staking 32 ETH. Em troca, eles recebem uma pequena parte de ETH como recompensa.

À medida que o número de validadores continua a aumentar, o cofundador da rede Ethereum, Vitalik Buterin, propôs uma maneira de melhorar a descentralização da rede. Em 27 de março, Buterin publicou um post em seu blog propondo penalizar os validadores proporcionalmente à sua taxa média de falhas.

Se muitos validadores falharem em um determinado intervalo de tempo, as penalidades para cada falha serão maiores. Tal abordagem poderia potencialmente reduzir a vantagem dos grandes stakers de ETH sobre os menores, segundo Buterin.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.