Categorias Notícias

Blockchain e DLT entram no Glossário de Segurança da Informação do Governo Federal

O Gabinete de Segurança Institucional publicou nesta terça-feira, 01 de outubro, um Glossário de Segurança da Informação com uma séries de verbetes que podem auxiliar instituições públicas em contratações por meio de editais e outros tipos de processos. Os termos definidos na publicação são essenciais para definir serviços de segurança da informação que podem ser contratos por diversos entes públicos.

Trazendo definições sobre temas como blockchain, DLT, proof-of-work, Proof-of-stake, trustless, Malware, Cavalo de Troia, entre outros, a publicação também aborda definições mais “complexas” como Ataque Sybil, que a publicação definiu como:

“Estratégia baseada na saturação de uma rede blockchain com diversos clones (Sybils) dando apoio à uma determinada decisão de forma a reverter o consenso obtido anteriormente utilizando mecanismos PoW ou PoS. Ataques Sybil são uma extensão do conceito de gastos-duplos.”

Embora a publicação traga apenas a definições dos termos, especialistas ouvidos pelo CriptoFácil indicam que a definição de termos, por parte do Governo Federal, é importante para orientar processos públicos e também permitir a contratação de serviços do tipo por meio de edital que, obrigatoriamente, precisam trazer a definição dos termos específicos.

Leia também: Deputado Federal quer obrigar governo brasileiro a usar blockchain

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.