Categorias Notícias

Blockchain ajudará a monitorar fornecimento de dispositivos médicos

A tecnologia blockchain será uma aliada do setor de saúde e de atendimento a pacientes na Colômbia. Isso porque a Clínica Las Américas Auna, sediada em Medellín, irá usar a solução no monitoramento, controle e fornecimento de dispositivos médicos.

A iniciativa é uma parceria da clínica com a Boston Scientific Colombia e os aliados tecnológicos Cornerstone e RoadLaunch.

De acordo com um comunicado compartilhado com o CriptoFácil, será usada a tecnologia IBM Blockchain, baseada no Hyperledger Fabric. Assim, dispositivos médicos como cateteres e marca-passos poderão ter seu fornecimento monitorado.

Sobre a solução blockchain

A solução consiste em uma rede transparente de informações imutáveis ​​e precisas em tempo real. Essa rede permite a substituição de um dispositivo médico no estoque no menor tempo possível.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Por outro lado, também é possível visualizar os dispositivos que não estão sendo usados. Desta forma, reduzindo o excesso de inventário e evitando o desperdício de suprimentos médicos.

“O gerente da clínica digitaliza o código do produto usado em seu telefone celular e as informações são enviadas automaticamente para o nosso sistema e para a clínica, por meio da rede blockchain, para solicitar a substituição do produto em tempo real”, comentou Andrés Posada, gerente de cadeia de suprimentos da Boston Scientific Colômbia.

Conforme explicou o gerente da Clínica Las Américas Auna, Juan Gabriel Cendales, com a implementação da solução de tecnologia blockchain foi possível reduzir as entregas de suprimentos para apenas 24 horas. Além disso, a clínica conseguiu reduzir o tempo de cobrança em 90% e os erros de pedidos de compra em 60%. Com isso, impactando positivamente o fornecimento de suprimentos.

“A blockchain tem o potencial de ajudar os provedores de assistência médica e todo o ecossistema de saúde a gerenciar dados e informações médicas, ao mesmo tempo que suporta a privacidade pessoal, a conformidade regulatória e melhora o atendimento ao paciente”, destacou Patricio Espinosa, gerente geral da IBM Colômbia.

Leia também: Banco Central oficializa sistema de pagamentos instantâneos e marca o fim de TED e DOC

Leia também: Dataprev está buscando especialista em Ethereum para suporte técnico

Leia também: Empresa aplica blockchain na luta contra a violência policial

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.