Categorias Notícias

Blockchain Agro discutirá a aplicação de tecnologias disruptivas e inovadoras no setor de agronegócios

O Manual Blockchain, agregador de conteúdos colaborativos sobre inovação e tecnologias transformadoras, realizará, no dia 16 de julho, o MeetUp Blockchain Agro. Idealizado para ajudar leigos, curiosos, empresas e investidores do setor de agronegócios a compreenderem os benefícios e conceitos da tecnologia blockchain, o encontro é fruto de uma parceria com a Ahoy! Berlin, espaço de inovação e coworking.

Para mostrar como a blockchain pode ajudar a transformar o mercado de agronegócios e a forma como os indivíduos convivem e fazem negócios, o MeetUp contará com a participação de renomados especialistas que compartilharão suas extensas experiências no assunto com muita didática e disposição para disseminar o tema.

“A procura por inovações disruptivas no setor de agronegócios é intensa. E um dos motivos para isso é a pressão dos próprios consumidores brasileiros, que estão cada vez mais exigentes em relação à transparência no processo de produção”, afirma Alex Correa, CEO e fundador do Manual Blockchain.

Um exemplo recente é a utilização de tecnologias como big data, que permite aos produtores rurais tomar decisões mais precisas e com mais agilidade, otimizando o uso de recursos. Serão apresentados cases de sucesso, além de desafios e oportunidades no campo.

O evento discutirá como as inovações no campo serão determinantes para o aumento da produtividade em todo o mundo, mostrando por que o Brasil deve se posicionar como o celeiro do mundo, com uma agricultura estruturada e sustentável.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Entre os palestrantes, está Daniel Latorraca, superintendente no Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária. Ele abordará a visão atual do setor de agronegócios frente à era 4.0 e como esse novo momento transformará o campo nos próximos anos, por meio de estudos de caso e apresentação de pesquisas que trazem as principais dores deste mercado. “Entre os principais gargalos, podemos citar a conectividade e os altos custos”, afirma ele. Outro ponto que será abordado por Latorraca é como a transparência garantida pela blockchain pode apoiar a comercialização e o financiamento dos produtos, considerados grandes dificuldades do setor.

A advogada empresarial Amanda Lima, consultora de negócios relacionados à blockchain e às criptomoedas e vice-presidente da Comissão de Direito da Inovação e Startups da OAB/RN, também marcará presença no MeetUp como palestrante. Ela falará sobre a tecnologia blockchain aplicada à cadeia de suprimentos e como o mercado de agronegócios pode aproveitar novas oportunidades com a tecnologia, desde recurso contratual à otimização de procedimentos, com exemplos de casos de estudo, como o da IBM, que utiliza a DLT para agregar valor a este setor.

“Existe um mar de soluções a ser explorado pelo mercado agro no Brasil, uma vez que ele é tradicionalmente muito conservador. Vamos discutir como é possível tirar proveito das inovações digitais que já ganharam espaço em outros setores”, explica a especialista. “Nosso objetivo é levar conhecimento sobre o conceito do universo blockchain e tecnologias aplicadas, gerando engajamento e experiências ao público brasileiro”, finaliza.

Tecnologia blockchain

A blockchain é uma tecnologia de base, capaz de reunir outras tecnologias para oferecer um registro de transações, distribuídas em diversos pontos – que podem ser qualquer pessoa ou iniciativa que se dispõe a baixar o software deste protocolo. O objetivo é propagar as transações sem a necessidade de uma prévia autorização para realizar essa tarefa, ou seja, todos podem fazer isso.

A validação das transações ocorre por meio do conceito de “consenso distribuído”, quando todos os pontos da rede que fazem essa verificação concordam que as transações são legítimas e foram de fato realizadas.

O uso desta e outras tecnologias será desmistificado durante o evento.

Agronegócios no Brasil

Próspero, seguro, rentável e competitivo, o agronegócio é hoje a mola propulsora da economia brasileira, respondendo por um em cada três reais gerados no país.

São muitos os fatores que fazem do Brasil um país propício ao agronegócio. Da produção do insumo até a sua comercialização, toda a cadeia é beneficiada pelos solos férteis, clima diversificado, chuvas regulares e energia solar abundante encontrados no país. Sendo assim, os números do setor são surpreendentes:

  • 22,8% do PIB brasileiro em 2017

  • US$96 bilhões em exportações em 2017

  • 37% dos empregos brasileiros

  • 17,7 milhões de trabalhadores somente no campo

Para participar, é preciso realizar a reserva da vaga. O valor do investimento é de R$49,90 e será revertido totalmente para o próprio participante, em criptomoedas, por meio de um gift card da empresa parceira CoinWISE.

Para mais informações, acesse o site do evento.

Compartilhar
Cristhian Raphael

Cristhian é um pilar fundamental no universo das criptomoedas, co-fundador do renomado portal criptofacil.com. Com uma profunda paixão pelas possibilidades transformadoras da tecnologia blockchain, ele se destaca como um analista de cripto extremamente experiente, cujas insights e análises são altamente valorizadas pela comunidade. Como um visionário empreendedor, Cristhian transcende o convencional, desempenhando múltiplas funções críticas que vão desde a gestão de projetos até a curadoria de conteúdo e o gerenciamento de mídias sociais, impulsionando o criptofacil.com a novos patamares. A autoridade de Cristhian no campo é reforçada por sua dedicação em manter os mais altos padrões de confiabilidade e ética, garantindo que cada informação compartilhada seja rigorosamente verificada e baseada em dados concretos. Seu compromisso com a transparência e a educação financeira reflete-se no crescimento e na confiança que o criptofacil.com conquistou entre especialistas e entusiastas do setor.

This website uses cookies.